quarta-feira, 26 de março de 2014

Quais são os efeitos colaterais do Retinol? (Vitanol-A)


Muitas pessoas escrevem para o blog com dúvidas referentes aos efeitos que sentem quando começam a usar o Retinol (Vitanol-A).Ele pode penetrar a pele, reparar as células e restaurar a elasticidade. Na luta contra o envelhecimento , o retinol é um grande jogador. Usado como um ingrediente ativo em produtos de acne, poros minimizadores e rugas algumas empresas também usam para tratar os danos do sol.


Descamação 
A pele seca ou descamação é um
efeito colateral comum de muito retinol.
Imagem retirada da web

Descamação da pele é um dos efeitos secundários mais comuns do retinol . O composto estimula uma maior taxa de renovação celular para se livrar de células mais velhas ou mortas e  novas vêm à superfície , de modo que , ocorre pelo menos algum grau de esfoliação é exatamente por isso que as pessoas usam retinol , em primeiro lugar para renovação da pele.Algumas pessoas costumam ver  a pele descamando como um peeling nos primeiros dois meses,isso acontece porque a sua pele não está acostumada a um produto químico e, portanto reage com alguma irritação leve e danos às células. Este efeito secundário deve desaparecer  por conta própria , pois a pele se ajusta, e profissionais médicos geralmente recomendam restringir o uso para uma vez a cada dois dias até que o sintoma desapareça. As pessoas que têm a pele muito sensível pode precisar usar uma dose mais baixa , se o problema persistir.


Ressecamento, vermelhidão e coceira

As células mortas da pele vão aparecendo na camada exterior da pele que  em termos de aparência ,muitas vezes eles obstruem os poros , mas eles também são úteis até certo ponto, porque eles formam uma barreira protetora contra o meio ambiente. Esfoliante com retinol expõe as células mais profundas, mais sensíveis e torna mais fácil de perder a umidade, por isso as pessoas às vezes acham que a sua pele seca e torna-se vermelha e irritada . Usando um bom hidratante é uma forma de lutar contra isso, mas um outro truque é usar produtos que foram adicionados umectantes , que são substâncias que atraem ou retem a água.


Espinhas inflamadas
Imagem retirada da web

Em alguns casos, o volume de células causada pelo retinol podem resultar em poros entupidos e mais acne. O ressecamento e irritação também pode causar cravos e espinhas - a pele reage exageradamente , tornando mais oleosa do que o necessário para se proteger, e inflamação pode causar poros. A aplicação de uma pomada com ação cicatrizante pode reduzir a inflamação,você pode usar um agente hidratante natural como babosa  na tentativa de manter a quantidade de óleo sob controle . Na verdade,a Babosa é um dos ingredientes mais comuns associado com retinol em produtos de cuidados da pele por causa de suas  propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas hidratantes suave.


Defeitos Congênitos

Mesmo que o feto precisa de vitamina A para desenvolver e ser saudável , os profissionais médicos pensam que o retinol pode causar defeitos congênitos quando utilizados em quantidades que excedam a dose diária recomendada (RDA) . De acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa , a RDA para uma mulher grávida é de 1.000 equivalentes de retinol (ER) , que é o mesmo que 3.300 Internation Units ( IU ) como retinol. Ele recomenda que as mulheres que querem ter um bebê ou que já estão esperando evite de usar qualquer produto que contém  retinol .


Importante sempre buscar a ajuda de um médico para orientar a porcentagem para o seu tratamento de pele.É muito importante buscar informação antes de inciar o seu tratamento pois dessa forma você saberá como tratar seus efeitos colaterais.
A quantidade de produto irá ajudar a enfrentar seus efeitos já que grande parte deles podem ocorrer devido a grande quantidade aplicada,é isso faz com que sua pele tenha uma reação ao produto causando efeitos indesejados e não rapidez nos resultados.
Durante o uso do creme com Retinol ( Vitanol-A) você deve usar sempre produtos com ação hidrante para ajudar a pele se manter hidratada e ajudar no ressecamento causado naturalmente pela pele.
Excesso de produtos também não ajudarão a pele e sim a piorar,escolha um sabonete com ação hidratante um tônico sem álcool (não uso tônico quando uso o Vitanol prefiro usar Soro Fisiológico que mantenho na geladeira para aplicar na pele) hidratante e um bom filtro solar (se você tem a pele oleosa como a minha um livre de óleo).
Você pode sempre no começo tentar intercalar o uso do Vitanol com uma pomada Cicatrizante como Bepantriz ( ou qualquer pomada com dexpantenol na formula ) até a sua pele se adaptar ao medicamento.
Começar com a porcentagem mais alta não vai ajudar  e sim estimular a sua pele de forma rápida a um medicamento que ela nunca recebeu antes e seus efeitos serão percebidos logo no primeiro dia.
Os médicos indicam começar com 0,025% e ir aumentando aos poucos então procure seguir isso e não dá um grande salto para o mais forte ( e ai que muitos desistem pois não suportam os efeitos). Comigo foi assim e sempre oriento as pessoas dessa forma,mais caso seu problema de pele tenha mais gravidade procure um médico para te orientar sobre a porcentagem ou até mesmo um outro medicamento para tratar a sua pele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo seu comentário ou depoimento!

ANTES de fazer uma pergunta referente ao post que você se interessou,por gentileza LEIA OS DEMAIS COMENTÁRIOS para saber se a sua dúvida JÁ NÃO FOI ESCLARECIDA.

Propaganda serão deletadas,caso queira anunciar alguma coisa mande um e-mail.

Críticas,sugestões ou elogios,favor enviar e-mail para ssmyblog@gmail.com.