segunda-feira, 12 de agosto de 2013

5 coisas que você precisa saber sobre ácido retinóico

Imagem web
1. Como funciona O ácido retinóico? O ácido retinóico é facilmente absorvido pelas células da pele e ajuda a prevenir o aparecimento de rugas, manchas escuras e outros sinais de envelhecimento, regulando a produção de células. Embora o retinol também é uma vitamina A, tem que ser primeiro convertido em ácido retinóico, antes de poder ser absorvida pela pele, consequentemente, a eficácia de cremes que contêm ácido retinóico substitui preparações que contêm retinol como o principal ingrediente. O ácido retinóico pode ser extremamente irritante e deixar a pele ressecada.

2. Quanto ácido retinóico devo usar? Apenas uma pequena quantidade deve ser aplicada sobre a pele limpa. A dosagem depende da gravidade da condição a que o produto tenha sido prescrito. Este tipo de creme deve ser utilizada uma vez por dia apenas durante a noite, para bons resultados clínicos e evidentes. Devido a possíveis efeitos colaterais da sensibilidade à luz e vermelhidão você precisa evitar a luz solar direta sobre a pele depois de ter começado o uso. Outro caso e o uso de protetor solar como parte de sua rotina de cuidados diários.

3.O concentração de ácido retinóico que devo usar? Normalmente, cremes para o tipo de pele normal irá conter 0,05% de ácido retinóico enquanto que os produtos fabricados por pessoas com pele sensível irá conter 0,025% do ingrediente.

4. Posso usar o ácido retinóico com outros produtos? Por exemplo, eu deveria colocar hidratante por cima? Sim hidratantes podem ser usadas com preparações de ácido retinóico, no entanto, eles não são necessários, porque a substância é suficiente para promover a produção de colágeno em toda a camada da pele, reduzir a espessura da epiderme e rejuvenescer a pele, que proporciona ao utilizador um brilho jovem e radiante . Como a pele é introduzido ao ácido retinóico, pode haver inicial vermelhidão, descamação e sensibilidade como aumentos de produção de células e um hidratante pode ser necessária para o conforto da pele.

5. Como posso manter o meu investimento ao mínimo? Prescrições de ácido retinóico pode ser usada por um curto período para dar à pele um impulso de renovação e, em seguida, uma opção mais acessível de longo prazo da utilização de retinol pode ser mais suave sobre a pele.

132 comentários:

  1. Onde comprar, ou que produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os médicos indicam Vitanol-A para tratamento em casa.Consulte seu médico para te indicar uma porcentagem para seu problema de pele.

      Excluir
  2. qual foi o valor na sua cidade deste prodto acido retinoico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vitanol-A que é o que comercializado nas farmacias,o preço pode variar.Já achei por $$ 32,00 mais como tenho mais acesso a Drogaria São Paulo lá está custando $$ 37,00.Agora se for manipulado somente o médico prescreve a porcentagem e é vendido somente com receita pode variar também.

      Excluir
  3. Oi tudo bem? estou no msm caso que de algumas meninas. Estou usando a quase um mês o vitanol e nada de vermelhidão, coceiras....sei que anda fazendo algum efeito, pois a pele está brilhante e vou aguardar. A bula fala em 24 meses então.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual porcentagem você está usando? É necessário tomar cuidado com a quantidade de produto (tamanho de uma ervilha para o rosto todo).Você deve hidratar a pele também e esses efeitos vão ser amenizados.Demora para surgir os efeitos mais é muito bom para pele.

      Excluir
    2. Oi Cris td bem? acompanho seu blog desde ano passado e com medo dos resultados na pele como vermelhidão, coceiras, ressecamento, esperei entrar em férias para poder usar o Vitanol creme, 0,05. Fui a dermatologista e ela me receitou. Passei a princípio, isso há um mês, com proteção de bepantol por baixo e protetor solar por cima. Sempre aprendi a colocar tanto os outros produtos como o Vitanol no tamanho de uma ervilha. No outro dia normal. Como já tinha lido em seu blog que algumas pessoas também estavam passando por isso, fiquei tranquila. No outro dia protetor e a noite ultimamente passo somente o Vitanol, depois de preparar a pele. Esses dias em volta do nariz está dolorido, a pele está brilhante. Estou gostando dos resultado e vou ter paciência para que melhore. Grata pela sua atenção.

      Excluir
    3. Tudo bem graças a Deus ! Obrigada por postar seu comentário!!É complicado usar um creme desses pelos efeitos que ele tem,mais os benefícios para pele são bem maiores.Eu uso e paro por um tempo,as vezes parece que piora ao invés de melhorar mais é porque a pele tem seus tempo,seu processo,mais não deixo mais porque é de longe o melhor creme custo beneficio que tem.Com o tempo você vai se adaptando,vai aprender a usar a quantidade certa,você deve evitar os cantos do nariz e boca,passe bepantol nesses locais para evitar tais sintomas.Não desiste não,você vai aprender a lidar com isso e qualquer coisa pode escrever,se souber ajudar farei com gosto.Grata a você pela visita....Beijo fique com Deus

      Excluir
  4. Estou usando vitaminol. A a 20 dias e estou surpreso com o resultado.. Minha pele ganhou vida,brilho e eu estou bem contente

    ResponderExcluir
  5. com a entrada dessa mudança de tempo, ja posso começar a usar o vitanol , ou devo esperar um pouco mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrando as baixas temperaturas você já começa,lembrando que naturalmente no outono/inverno nossa pele tende a ficar mais ressecada e o Vitanol também deixa bem ressecada.Hidratação+Filtro solar !Bom tratamento,cautela é diciplina.

      Excluir
  6. Boa noite meninas!

    Estou usando a quase um mês, será que é normal ter aumentado muito as espinha -pois estou com mais do que quando iniciei o tratamento-, mas não está vermelha, nem coceira, nem arde nada, só estou começando a descamar...

    Quanto tempo depois "sumiram" as terríveis de vocês?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isso pode acontecer pois esse mês aconteceu comigo.Alguns médicos falam que os cremes limpam de dentro para fora e que pode acontecer de aparecer espinhas,mais não se preocupe,use um sabonete anti-acne,mantenha a pele limpa e evite alimentos gordurosos.Também acontece comigo de as vezes antes da menstruação descer aparecer uma ou outra espinha por conta dos hormônios,tente identificar se as causas foram essas ou foi só o creme.Arde a pele pois o creme deixa sensível mesmo,mais procure sempre tomar cuidado com a quantidade,evite usar produtos que contém álcool na fórmula quando a pele estiver assim e se acontecer algo além do que está descrito na bula,para de usar.Obrigada pela visita,um grande beijo .

      Excluir
  7. Oi Cris!
    Comecei a usar ácido retinóico ontem, manipulado a 0,01%. A dermatologista sugeriu usar também Pigmentclar Serum, da La Roche (composto por um ácido), esse pela manhã. Contudo, li que não deve ser usado o ácido retinóico com outros ácidos. O que você acha disso?
    Outra dúvida. Há algum problema se eu engravidar e estiver utilizando esses produtos? Sei que devo cessar imediatamente, contudo, pode existir algum risco se eu usar nos primeiros dias da gravidez (por dela não saber...), por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Eu não uso pois um médico me orientou dessa forma,mais isso no meu problema de pele,talvez pode ter casos que ele peça para manipular com outros tipos de ácidos,ele saberá o que é melhor para você.
      Não use ácidos quando estiver se preparando para engravidar ou quando estiver gestante,você precisa consultar um médico para te indicar um produto que não prejudique a sua gestação.
      Se você estiver tentando engravidar será melhor já evitar usar e deixar para usar somente quando o seu bebê parar de amamentar (esse também é meu caso,sou uma tentante e adoro usar Vitanol no rosto,mais parei).
      Você terá tempo para cuidar da pele não se preocupe.Gerar um bebê saudável é mais importante do que qualquer procedimento estético.Boa sorte!

      Excluir
  8. BOA NOITE!!
    suas dicas são excelentes, da ultima vez que tentei desisti por conta dos sistomas, mas agora vou conseguir. Minha dúvida é posso usar nas olheiras? E como devo usar?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !Não use nas olheiras,pelo contrário evite !Essa pele dos olhos é mais fina do que o resto do rosto.Dica contra olheira aqui: http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2011/11/hirudoid-contra-olheiras.html
      Tem várias dicas de como passar pelo efeitos do Vitanol ou ácido que você esteja usando aqui no blog !

      Abraços,

      Cris

      Excluir
    2. Valeu a dica, vou testar.
      Mais uma vez obrigada

      Excluir
  9. Depois de abrir o acido retinoico,posso usar ate quanto tempo,qual a sua validade depois de aberto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manipulado o uso deve ser feito até a validade seguindo as orientações de conservação.Medicamento como o Vitanol usar até o vencimento.

      Excluir
  10. Olá estou usandoVitanol A creme 0,025 há 7 dias nao hou ve nada exceto uma coceira na pálpebra e nem passei perto dela. Será normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia aqui por favor: http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/09/vitanol-meus-cuidadosmeu-diario-com.html
      isso acontece comigo tbm e dou dicas lá.

      Excluir
    2. Oii cris!! Em outros site eu lê que o vitaminol A é bom para estrias é vedade ?

      Excluir
    3. Olá ! Sim, pois eu uso e deu resultados ótimos,foi o próprio médico que me indicou.

      Excluir
  11. Oiii , queria saber , se pode passar bepantol antes de passar o Vitanol , minha pele costuma ressecar com tratamentos, queria saber se posso usar o bepantol para hidratar, se uso por baixo do Vitanol, ou depois.. Obg Cris .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline!Confesso que nunca usei dessa forma,somente misturado com hidratante no começo ou quando ficava muito ressecado para não parar com o tratamento.O Bepantol eu usava na pele no dia seguinte (quando não saia de casa pois deixa um pouco oleosa a pele) mais se tiver que sair usava hidratante.
      Quando você notar a pele puxando,ressecando começa a usar o sabonete dove,hidrate bem de dia e não se esqueça do filtro solar.

      Excluir
  12. Posso usar um creme q eu tenho de vitamina c (10%)e acido hialurônico (2%) nos dias q eu não passar o acido retinoico? Se não, qual devo passar? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha eu Cristina não gosto de ficar usando muita coisa ao mesmo tempo.Você pode escolher usar somente o ácido agora e depois a Vitamina C e ácido Hialurônico pois você não saberá o que funcionou bem na sua pele e mesmo eles não fazem o que o ácido faz um peeling,uma renovação na pele é de longe o melhor !

      Excluir
    2. Mas tem algum creme q posso usar nos intervalos que não uso o acido retinoico, por causa da descamação? Ou só uso o retinoico mesmo e protetor durante o dia?

      Excluir
    3. Durante esse período de ressecamento e descamação procure usar pomadas cicatrizantes como Hipoglós ou Bepantriz e durante o dia hidratante e depois que a pele absorver o hidrante o filtro solar por cima.Nessa etapa de ressecamento pode trocar seu sabonete por Dove e evite lavar o rosto com água quente como a gente tem o costume durante o banho,lave antes do banho,isso ajuda pois a pele fica fina e bem sensível.Não se esqueça de reaplicar e usar filtro solar mesmo dentro de casa e a noite por causa das luzes brancas.

      Excluir
    4. O manipulado tem tendência de serelhor do k não e

      Excluir
    5. Cris, a minha médica tbm passou pra mim acido glicoico no sabonete e um creme pra usar a noite com vitamina C 14% E 1% e acido ferrulico 0,5%. Minha pele manchou muuuuido. Muito mesmo. Nunca tinha ficado tão manchada assim ao redor da boca. E já usei vitacide, fui a praia, psicina, com protetor solae, claro, mas são lugares que saem mais facilmente e minha pele nunca tinha ficado assim. To com mundo medo de ser permanente e não clerear mais. Queria mandar foto pra vc ver

      Excluir
    6. Olá Andressa.Pode mandar para o e-mail ssmyblog@gmail.com

      Excluir
  13. Respostas
    1. Sim pode e é uma das coisas mais efetivas,mais ácido manipulado só o médico receita,para tratamento em casa você pode usar (com muita cutela) o Vitanol 0,1% (creme) nas estrias e durante o dia remova o produto,use um creme anti estrias ou hidratante + filtro solar.Não use esse produto sem filtro pois pode manchar sua pele.

      Excluir
  14. Bom Cris , tenho uma cliente e ela faz limpeza toda semana. Poderia passar o Acido nela , Pos ela tem a pele manchada e a limpeza deu uma clareada, mas queria deixa la mas clara que ainda tem algumas manchas . Como devo usar nella . ? Obrigada aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  15. Kathleen eu não sou médica ou profissional como você mais dependendo da porcentagem do ácido eu tomaria cuidado.Os médicos indicam Vitanol-A para tratamento em casa pois é menos agressivo que o ácido manipulado em porcentagem mais altas.Qual porcentagem você costuma usar? Manipulado?
    Caso você faça,você deve orientar a sua cliente dos efeitos que o ácido dá como descamação,vermelhidão entre outros e a necessidade de filtro solar constantemente.O Vitanol não dá efeito do dia para noite,e preciso começar da porcentagem mais baixa afinal você não sabe se sua cliente tolera o produto como ocorre com algumas pessoas.

    Alguns links que vão te ajudar com informação:

    http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2014/03/quais-sao-os-efeitos-colaterais-do.html

    http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/06/como-usar-vitanol-a.html

    http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2014/03/o-uso-de-vitanol-no-rosto.html

    http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2012/12/creme-retinol-novo-melhor-amigo-da-sua.html

    A disposição caso tenha dúvida !

    E-mail : ssmyblog@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA CRIS,EU FUI NA DERMATOLOGISTA E ELA ME RECEITOU O ACIDO RETINOICO 0,05 E TBEM VITAMINA C PARA PASSAR DE DIA.EU MANDEI MANIPULAR E JA ESTOU USANDO A 12 DIAS,AINDA NÃOTIVE MUITA REAÇÃO,NEM A PELE FICOU VERMELHA COMO TODOS DIZEM...UNICA COISA Q PERCEBI É UMA LIGEIRA COCEIRA....É NORMAL???E SERÁ QUE TEREI RESULTADOS ESPERADOS,POIS TENHO SINAIS DE EXPRESSAO E ISSO ME INCOMODA MUITO....

    ResponderExcluir
  17. Não é porque sua pele não esteja vermelha,ardendo ou descamando que o produto não está fazendo efeito.Os primeiros resultados geralmente são notados após 2 ou 3 meses.Coceira ocorre devido a pele estar ressecada demais,você pode usar um hidratante pois Vitanol resseca a pele.Não se esqueça de usar filtro solar a cada 3 hrs e mesmo dentro de casa.

    ResponderExcluir
  18. Estou usando acido 0.025, já começou descarcar queixo agoraa maçã do rosto, minha pela está meio irritada e avermelhada, mas passo bastante protetor. Quando acontece isso deixo de passar o acido por uns dias ou continuo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você esteja usando muito,lembre se que usa se apenas a quantidade de uma ervilha para o rosto todo.Quando começa usar Vitanol deve se usar 2x por semana e ir aumentando aos poucos.Evite lavar o rosto com água quente,hidrate,use sabonete hidratante como Dove,nas noites que não usar Vitanol faça uma máscara com Bepantriz+ Hipoglós e só retire de manhã (fina camada,prepare na palma da mão a quantidade para o rosto,misture e passe).De dia aplique um hidratante e filtro solar por cima.
      Aplique o filtro solar a cada 3 hrs e use mesmo dentro de casa.Não precisa parar,mais diminue para 2x por semana e a máscara nas noites que não usar,se mesmo assim estiver muito sensível use só a máscara e quando melhorar comece novamente mais em dias alternados quando se adaptar bem todos os dias

      Excluir
  19. Usei sábado, ontem não, e não vou passar hj também então, só vou hidratar, se amanha estiver melhar ai eu volto a usar. Obrigada!!! Voce é um anjo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada !Qualquer coisa estou a disposição e-mail ssmyblog@gmail.com Com os erros vem os acertos,e assim a gente vai aprendendo a usar os ácidos.Abraços!

      Excluir
  20. boa noite Cris...minha dermatologista me passou o acido retinoico a duas semanas e mandei manipular...Unica coisa q senti é uma coceira...ela tambem me passou a vitamina C,mas não passou nenhum hidratante....Minha pele é mista,qual devo usar ou a vitamina C já é hidratante ???? bjossss

    ResponderExcluir
  21. Isso eu infelizmente não sei,pois não sei o que vai na composição da fórmula mais você pode usar um hidratante ou retornar na médica para te indicar um outro produto ou esclarecer se existe ou não a necessidade de troca de produto,se tem ou não ação hidratante

    ResponderExcluir
  22. gostaria de saber se posso passar o vitanol a no colo,meu colo esta envelhecido e de manhã é ainda pior,já estou com vergonha de usar camiseta. se puder me ajudar obrigada beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode,desde que use filtro solar durante o dia e reaplique a cada 3hrs.Durante o dia pode passar um hidratante e aplicar filtro solar por cima.

      Excluir
  23. vitanol tira sardas do rosto? posso usa-lo nas maos? minha mao é meio envelhecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme a bula não é indicado,mais você pode verificar junto ao médico o que é mais indicado para o seu problema de pele.

      Excluir
  24. BOM DIA..
    USO O ACIDO RETINÓICO A NOITE,E VIT C 10% QUE USO 2 X AO DIA JUNTO COM O FILTRO SOLAR 60...MINHA DUVIDA É A SEGUINTE:JÁ FAÇO ESSE TRATAMENTO A UNS 25 DIAS,MAS SÓ AGORA SINTO Q MINHA PELE ESTA COÇANDO E VERMELHA,COMPREI UM HIDRATANTE DA NEUTROGENA PARA PELE MISTA A OLEOSA ONTEM,E QUANDO PASSEI ARDEU MUITO,É NORMAL ????POR FAVOR ME AJUDE,,,,,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uso ácido não suo nada além disso,procuro somente hidratar a pele e proteger.Se a médica te indicou o ácido retinoico + Vitamina C ela deve verificar o que pode estar causando esse efeito.A pele fica sensível mesmo e arde ao aplicar qualquer produto,diminua a quantidade de uso durante a semana e pare com a Vitamina C para ver se não é ela que está causando essa sensibilidade mais forte na sua pele.

      Excluir
  25. OII CRIS,TD BEM???GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL ARDER A PELE QUANDO PASSA HIDRATANTE,POIS USO O ACIDO RETINÓICO MAS SÓ A NOITE,E FILTRO SOLAR DE DIA.....E SINTO MINHA PELE COÇAR,SÓ ARDE NA HORA Q PASSA,DEPOIS MAIS NADA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você estiver usando a quantidade correta (tamanho de uma ervilha para o rosto todo),mesmo você só usando a noite ela ainda estará agindo na sua pele mesmo com a remoção do produto.Quando é aplicado toda a noite,mais a pele ficará sensível e necessitando de hidratação e proteção solar.
      Quando fica assim ardendo demais eu começo a diminuir as quantidade de noites,aplico 3x por dia e a noite faço uma máscara de Hipoglós+Bepantriz+ Nívea,retiro de manhã com sabonete Dove,aplico hidratante e Filtro solar.Manter a pele hidratada também irá ajudar ela a promover uma descamação no futuro,já que quando começar a coçar e ressecar a gente começa a notar umas pelinhas soltas (não puxe) que você resolve quando a pele NÃO estiver mais ardendo ou sensível com uma leve esfoliação.

      Excluir
  26. tou usando vitanol 0,5% por minha conta sem ir ao medico tenho muita acne e com cicatrizes (começou muito cedo minhas espinhas desde os 12 anos hj tenho 25 minha alto estima ta la em baixo =/,jah pensei em suicidio pq ta se agravando tomei antibiotico por 2 meses melhorou bastante sem espinhas so a acne com cicatriz qndo olho no esplho voltando a luz no meu rosto ta aqlas cicatrizez malvadas q eu tanto odeio mas, to levando um dia elas saem) uso a 5 dias passo a noite sempre e lavo d manha so q n passo nd nem um protetor nem hidratante a pele ta ressecada como no sul essa epoca eh frio n vi nessecidade de usar um protetor.. tenho q usar protetor mesmo assim? qual dica vc pode me dar a mais?otimo blog parabens
    danylo_pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Cris, sou moreno e tenho umas manchas escurar na pele que são muito incomodas (pescoço, axila...) á alguns anos fui em uma dermatologista ela me indicou o acido retinóico, ela mandou eu ir na farmacia de manipulação, na época eu tinha uns 14 anos, hoje tenho 19.. só que eu só comprei o produto umas 3 vezes, da primeira vez vi muito resultado, ja na segunda e na 3 não vi tanto resultado assim, queria saber oque eu faço? e oque pode estar acontecendo para não surgir efeito, eu usava toda noite, (a doutora falou que eu não poderia ir á praia, piscina) mas se eu fosse sair no sol eu usasse um protetor solar, este protetor vem junto com o ácido.. aguardo resposta, grato.

    ResponderExcluir
  28. Olá Missel ! Eu também usei ácido retinóico muitos anos atrás,nem sei a porcentagem pois foi a amiga da minha mãe que me deu e foi a melhor coisa para a minha pele pois tirou as milhares de manchas de acne que eu tinha,a descamação foi cruel mesmo,nem se compara com o Vitanol que os médicos receitam para usar em casa,mais acho que como você deu uma pausa tão grande e já usou 3 x desde então mais isso não é porque não esteja agindo,mais sim com o uso dos ácidos a sua pele se adaptou a ele não causando os efeitos de antes,sobre os resultados talvez ele vá mostrando aos poucos e não de forma tão rápida como foram nas primeiras vezes,afinal sua pele vai ficando mais madura com o tempo,ela se adaptou ao produto mais na minha humilde opinião fará efeito sim.A porcentagem é a mesma?Olha eu te oriento a usar bastante filtro solar,a cada 3 hrs e mesmo dentro de casa ou a noite pois os raios solares estão agindo mesmo dentro de casa e as lâmpadas brancas de dentro de casa mancham a pele.O protetor você compra um indicado para o seu tipo de pele,eu uso o Minesol Oil Contro fator 30 pois como minha pele é muito oleosa e com tendência a acne ele é caro mais é maravilhoso,deixa a pele sequinha e controla a oleosidade,mais você pode investir em um mais barato fcom fator 30 ou acima.SE você for na praia ou na piscina para de usar 1 mês antes ok? Afinal o fim do ano chegará logo e muitos gostam de curtir uma praia,é só parar antecipadamente que não haverá problema.O uso do filtro não pode parar ok !! É muito importante usar pois ácido manipulado é mais forte do que os de farmacias.
    Boa sorte !

    Att

    Cris

    ResponderExcluir
  29. Qual porcentagem e mais forte do vitacid?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a informação na bula é a XT creme – 0,1% (1 mg/g) em bisnaga com 25 g.

      Excluir
  30. Bom dia , minha dermatologista me receitou o acido retinoico 0,025% para passar todos os dias á noite, estou estranhando a vermelidão e o ressecamento, estou com medo de piorar minha pele, será que continuo o uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal isso acontecer afinal sua pele está se adaptando a um novo produto que estimula a regeneração da pele,para controlar os efeitos beba muita água,hidrate a pele durante o dia hidratante e depois por cima o filtro solar e caso fique muito vermelho,você pode aliviar com chá gelado de camomila e aplique no rosto suavemente com algodão,você pode até lavar depois e deixar secar sozinho no rosto.Você vai ver como vai refrescar a sua pele!

      Excluir
  31. Cris , a dermato passou pra mim estou usando Vitanol numa noite e Vit. C (roc c-superieur 16%) na outra (alternando). Na noite da vitamina c sinto arder mais do que na do vitanol. Ja estou com 15 dias do tratamento e meu rosto fica muito mais sensivel e ardendo com tudo no dia apos a vit. C. No mais ela passou de manha limpeza com effaclar concentrado e puriance profuse gel renovador pra acalmar sendo que super arde quando uso apos a vit. C. Passou o protetor tambem que tenho colocado e reaplicado 3x por dia. Sera que a vit. C pode ser mais agressiva que o vitanol creme 0,025? Seria o caso de usar uma vit.c num percentual menor ou de outra marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vitanol tende a deixar a pele sensível e ardendo com os dias,mais é muito importante você tomar cuidado com excessos também,a quantidade é do tamanho de uma ervilha para o rosto todo.A Vitamina C eu nunca usei para te dizer se pode ou não estar causando mais sensibilidade mais quando usei o Vitanol com outros produtos,mesmo o hidratante na hora de passar ardia um pouco.O que você pode fazer é evitar sempre de lavar o rosto com água quente,usar um sabonete com ação hidratante,você pode fazer compressa com chá gelado é molhar o algodão abrir ele e deixar no rosto por alguns minutos,vai refrescar e aliviar o desconforto.O filtro solar 3x por dia não é suficiente com as altas temperaturas que tem feito,procure reaplicar a cada 3 hrs, e evite contato direto com o sol,use mesmo dentro de casa e a noite se tiver contato com luzes brancas como as lâmpadas.

      Excluir
  32. Olá ! estou usando vitanol A 0,05 desde 02/10/2014, com + ou - 1 semana senti ardência, depois começou um pouco de coceira, agora tem vermelhidão, ardencia e pouca descamação no queixo,será que fará efeito em toda a face? pretendo acampar quanto tempo antes devo suspender o uso?, pois é em uma praia de agua doce.

    ResponderExcluir
  33. Ola Cris me chamo Elizangela queria saber se vitanol a serve para manchas na pernas ,pois tenho algumas e fico muito constrangida em usar saias shorts tenho 25 anos e desde meus 12 anos nunca mais usei uma saia ,quando mais nova usei hidroquinona e dexametazozaais nn vi resultado nn ,será q resolve meu problema me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tudo bem? Infelizmente não sei te informar se seria bom ou não,pois não sei que tipo de manchas são e o mais indicado você já usou que é a Hidroquinona.Lembrando que a Hidroquinona é boa para manchas,mais não dá resultados do dia para noite,deve ser usada somente a noite e durante o dia filtro solar,mesmo que você esteja de calça,pois os raios solares ultrapassam o tecido.Os primeiros resultados podem ser visto com 2 ou 3 meses. De acordo com a bula ó VITANOL-A® é indicado no tratamento das linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele pelo sol e também no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne leve ou de grau I, onde predominam os cravinhos e bolinhas de pus.
      É complicado dizer se no seu caso iria funcionar,o mais indicado é você ir ao médico dermatologista para ver a profundidade e o tipo da mancha para te indicar um produto.

      Excluir
  34. Cris responda por favor!!

    ResponderExcluir
  35. OiCris sou eu Elizangela preciso muito de sua resposta fico no aguardo! Obr

    ResponderExcluir
  36. Ok Cris muito obr por responder usei a hidroquinona com dexametazona por uns 3 meses o tratamento eh muito lento parei, usava sim calsas e protetor de dia vou seguir seu conselho e ir ao demartologista mais aqui na Bahia a consulta eh muito cara e o tratamento tbm nao sei se vou conseguir vc pode mi ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é caras as consultas,mais também é arriscado usar produtos por conta própria e agravar o problema.SE a hidroquinona não adiantou,suas manchas devem ser bem escuras mesmo pois ela é a mais indicada nesse caso e você ainda me falou que usou por 3 meses,o melhor mesmo é ir ao médico e pagar,pois é um dinheiro que você está usando com você mesmo,com aquilo que está te deixando chateada a anos,vale o investimento e quando você paga você tem direito a retorno então fica fácil o médico te acompanhar.As vezes gastamos dinheiro em coisa fútil gaste com você,procure indicação de um bom médico pois tem uns que mal tocam na nossa pele.Boa sorte !

      Excluir
    2. Olha cris até q eu vi resultado mais as manchas clariou demais ficou mais claras a meu tom de pele ,aí a medica passou uma pomada chamada protopic muito cara , depois q voltou a cor normal fiquei com medo de da continuidade do tratamento,mais a medica nao mi falou q iria ficar daquele jeito mais graças a Deus ficou manchada mais bemm melhor do que era queria q clariasse mais

      Excluir
    3. Muuitissimo obr querida Deus te abençoe !!!bjsss

      Excluir
    4. Um ruim da hidroquinona que ela pode clarear demais ou escurecer por isso que deve ser um médico para te receitar.Quando você for na consulta peça um medicamento que funcione mais com o preço mais em conta.Continue usando filtro solar na suas pernas pois as manchas as vezes tende a ficar mais escuras pelo sol.Amém Deus te abençoe também e que você consiga cuidar da suas manchas,desculpe não ter ajudado muito

      Excluir
  37. Olá, gostaria de saber qual concentração do vitanol a é mais indicada para tratar melasma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contra melasma você deve usar outros tipos de produtos recomendado e acompanho pelo médico.

      Excluir
  38. Olá Cris Preciso de uma Solução Urgente ,eu cheguei pesar 100 quilos agora que estou no processo de emagrecimento estou perdendo muitos quilos esta apareendo muitas estrias e estou usando óleo para previnir mas eu vi que isso e mito,e no meu rosto esta aparecendo muitas manchas mas claras e nada que eu use esta adiantando a pigmentação que minha pele esta ficando, queria por favor uma ajuda sobre oque devo fazer ,o medico não quiz me receitar nada por enquanto pq ainda estou emagrecendo ja estou ficando neurotica rs.. nem a Praia vou mas .se puder me chame no WhatsApp 21993046253

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o médico está certo porque não adianta te passar nada pois você ainda está na fase de emagrecimento.Quando você atingir o peso ideal para você,retorne ao médico para te indicar um ácido manipulado para as estrias e um creme com ação clareante.Tenha paciência,você está em um processo,etapas e não dá para pula-las.Continue usando o óleo,não é mito pois vai ajudar a sua pele a ficar hidratada e evitar novas estrias.

      Excluir
  39. Oi Cris , tudo bem ? Então ... Eu tenho 15 anos e ultimamente a acne está acabando comigo -.-' Eu tenho um amigo que também já passou pela mesma situção , aí esses dias eu estava conversando com ele e até perguntei algumas coisas , porque ele também já sofreu com acne e hoje o rosto dele é "limpo" , praticamente não tem nem uma mancha ou coisa do tipo . Ele disse que foi em um dermatologista , onde foram receitados alguns remédios e esse ácido . Foi aí que decidi procurar auxílio de um médico , porque a minha pele não anda muito boa , nas costas principalmente , aquelas espinhas doloridas . No rosto também , sempre aqueles cravinhos irritantes e algumas manchas ... Mas enfim , a minha dúvida é se esse ácido realmente ajuda a clarear manchas de acne , queria saber também se ele ajuda com poros dilatados , porque estão horríveis . Eu agendei uma consulta nesta sexta-feira , sei que lá poderei tirar todas minhas dúvidas ... Mas também ficaria grata com sua opinião , já que você é uma usuária do produto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre sofri com acne e mesmo hoje com 30 anos ainda aparece algumas espinhas.A primeira vez que fui no médico com acne e muitas manchas ele me indicou Hidroquinona manipulada (para manchas) e peróxido de benzoíla (para secar as espinhas ) e um filtro solar livre de óleo,comprei tudo na esperança de melhorar minha pele e graças a Deus melhorou muito.Já usei ácido retinóico e minha pele descamou de uma forma tão intensa e não era como o Vitanol que parece mais um ressecamento severo,eram peles enormes se desprendendo do rosto lentamente,lembro que fiquei semanas sem sair de casa mais quando de fato saiu todas as peles,minha pele está limpa.
      Hoje com 30 anos de idade eu procuro usar produtos com ação como o do Vitanol,que faz um leve peeling na pele se renovando se regenerando,uso também o maravilhoso dermaroller e sempre uso filtro solar,mesmo quando não estou usando nada no rosto (faz meses que não uso o Vitanol) e também tenho alguns poros,sim ele ajuda e ajuda nas manchas também pois ele estimula sua pele a se renovar promovendo uma descamação,só que os ácidos manipulados são mais agressivos e o Vitanol é bem mais leve.
      Você é muito nova,ainda é aquela faze hormonal,procure evitar comer coisas gordurosas,lavar o rosto com água quente,use um filtro solar livre de óleo,faça esfoliação 2x por semana,tome muita água.tem pessoas que tem Acne tão severa que tem que tomar remédio fortes como Roacutan,o médico irá analisar o seu tipo de acne e manchas e então poderá te auxiliar da melhor maneira possível.
      Coloque todas as suas dúvidas no papel pois a gente sempre esquece de perguntar tudo que a gente precisa saber.

      Boa sorte!

      Excluir
  40. Oi Chris! Eu fiquei c uma manchinha na perna devido a um machucado q eu tive e gostaria de saber se o vitanol resolveria meu problema, e como se trata da pele do corpo eu poderia usar o 0,1%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?Somente um médico poderá te indicar um produto para tratar a sua mancha.O Vitanol-A trata somente manchas causadas pelo sol (conforme descrito na bula) para outro tipo de mancha somente o médico para indicar pois você pode agravar a situação caso use qualquer coisa.

      Excluir
  41. Olá! Parabéns pela matéria! Comecei a usar o ácido em creme por indicação da dermatologista em dias alternados e em duas concentrações: 0,01 e 0,025% (cada dia uso um). Ainda estou nos primeiros dias, mas quando acordo minha pele tem ficado bem oleosa! Será que a concentração está muito baixa? Qual sabonete vc indica para lavar o rosto no dia seguinte? Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Olá Maria Obrigado !! Sua pele é oleosa? A minha pele é bem oleosa e só com o uso prolongado noto alguma diferença.
    A médica (o) que te indicou duas concentração diferentes? Não entendi porque,mais se ela que te indicou siga corretamente.Quando o médico me passou já me indicou 0,05% no rosto e 0,1 % nas estrias,mais hoje uso 0,1% no rosto.
    Eu uso sabonete para acne,pois mesmo com 31 anos ainda luto contra elas as vezes.Quando noto que minha pele está muito ressecada mudo para dove ou dove baby.Grata pela visita

    ResponderExcluir
  43. Olá, muito bom seu Blog. Pode me informar algo?!
    Eu pintas no rosto cravos e espinhas consideravelmente e uso um sabonete da mary kay efects sem álcool e o hidratante tbm, ano passado usei o epiduo a mando da dermo mas parei pois n vi efeito. Agora por cconta própria queria usar o vitanol ou o vitacid xd, o que vc acha? Devo ?! Me da uma dica?!

    ResponderExcluir
  44. Cris, amei seu blog, parabéns! grande beijo.

    ResponderExcluir
  45. Oi Cris, adorei sua dica! Queria começar o tratamento agora, mas daqui a 14 dias eu vou viajar para a praia, gostaria de saber o seguinte, se eu começar agora e parar o tratamento, depois de quanto tempo (sem usar o produto) eu posso ir ao sol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É recomdado parar um mês antes,pois durante o tratamento é bom evitar exposição solar e na praia a gente sabe que só mormaço queima então evite se possível um mês antes e MUITO filtro solar a cada 3 horas ok?

      Excluir
    2. Eu usei hidroquinona e so clareou minha pele mais as manchas de sol não saiu posso usar vitacid e quando acaba o tubo pode comprar outra ou uma e suficiente

      Excluir
    3. A hidroquinona não pode ser usada por um longo periodo,mais você pode usar Vitanol-A pois ele é indicado para manchas de sol e depois voltar com a hidroquinona.Muito filtro solar ok?

      Excluir
  46. Olá! Você sabe dizer se dá para usar o ácido retinóico apenas em pontos específicos do rosto? Tenho algumas manchinhas de espinhas recentes e queria saber se dá usar dessa maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pessoalmente usaria no rosto todo,pois é um produto maravilhoso que irá impedir que novas surjam e tratar as que estão lá

      Excluir
  47. Bom dia,comecei a usar o acido retinoico,gostaria de saber se posso usar maquiagem normalmente,estou usando pelo segundo dia e ja notei a vermelhidão ,estou com medo mas nao queria parar o tratamento,estou passando só onde tem cicatizes será que devo passar no rosto todo para nao ficar manchado só nas cicatrizes,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de usar ácidos é a descamação e a sensibilidade da pele.Cuidado com a quantidade e você pode usar maquiagem até o ponto que você conseguir pois com a descamação é complicado e você tem que reaplicar a cada 3 horas o filtro solar.Por exemplo se você usa blush,base tem até umas que contém filtro solar (use sempre fator 30 ou acima) mais se você usa pó compacto etc.. é necessário aplicar de novo o filtro então pode terá que refazer ou evitar usar quando descamar.Fica mais eficiente o filtro solar quando reaplicar por cima do que você já tinha passado.Use no rosto todo para evitar novas e tratar as que já tem,isso é o que eu faço.

      Excluir
  48. Bom dia! Comecei meu tratamento com o acido retinoico a dois dias ,mas ja percebi a vermelhidao estou com medo mas não queria parar o tratamento,tenho muita cicatrizes de acne e algumas acnes ainda ,tenho 37 anos a muito tempo sofro com isso,o medico disse para passar nas cicatrizes porque também estamos tratando a região que esta com algumas acnes que fica próximo a boca e o queixo.
    Será que devo passar o acido no resto do resto para não correr o perigo de ficar manchado só na região das cicatrizes,se puder me responder ficarei agradecida.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pare o tratamento...muito fazem nessa etapa inclusive eu já parei mais continue dessa vez firme e forte e minha pele está outra.Tenho 31 anos e sempre sofri com acne e manchas de acne mais esse ponto do queixo sempre aparece em mim também,mais eu passo no rosto todo,nem dou change para novas aparacer,sem falar que nossa pele fica linda,limpa e evita rugas.Para evitar muita sensibilidade use depois de 20 minutos após lavar o rosto,use em noites alternadas,cuidado com a quantidade,use sabonete anti-acne e se ficar muito sensível lave o rosto com soro fisiológico gelado pois refresca a pele.Não use nada que contenha álcool como leite de colônia por exemplo.

      Excluir
  49. Cris uso o Vitanol A a mais de um mês,meu rosto era cheio de cravos brancos que sumiam com uma boa maquiagem e algumas espinhas esporádicas...
    Resolvi usar o Vitanol, eu sei da fase da piora e persisti no tratamento porém meu rosto ta cheio de acne, tipo as pessoas olham e pergunto se eu estou doente, se tenho tumor etc...eu estou resistindo ao tratamento mais ta difícil cara eu so queria me livrar de cravos e agora estou assim, tomei antibióticos fortes e nao resolveu, por isso decidi que vou tomar Roacutan pq passei um tempo na pausa do vitanol e nao melhorou a pele, nossa estou triste e olha que minha pele nem descamou, só ficou vermelha e cheia de acne interna, eu segui a risca 1 ervilha, benpantol derma, protetor solar e nada...estou terrível vou na dermato para iniciar o roacutan que eu sempre quis adiar um dia ter que usar, tenho 18 anos me chamo Brena...antes de qualquer coisa venho dizer que admiro seu trabalho parabéns pelo blog, olha meninas nao deu pra mim porem cada pele é de um jeito na de vcs pode ser que dê certo então força e foco.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que uso Vitanol-A isso acontece comigo,sai espinhas e não são espinhas pequenas são grandes e doloridas,mais com o tempo isso vai melhorando...Eu desisti muito por isso,ou por parecer que meu rosto estava escurecendo,a descamação a ardência e até irritação como mostrei no meu Diário de tratamento,mais se eu não segui-se a diante eu não poderia saber o que vinha depois pois teria desistido antes de tentar.Sei bem como você se sente,eu me sentia e quando uso me sinto assim,parece que todo mundo está olhando para minha pele,e quando descama e o nem o creme hidratante e filtro esconde então...mais eu vou aprendendo a não me preocupar tanto com os outros e sim como eu me sinto.
      Procure um médico para avaliar seu caso no tratamento com acne,talvez seja uma acne mais severa e precisa de medicamento oral,e quando secar mais você pode tentar de novo por um fraco e um clareador pois espinhas as mancham a pele.Vai atrás não desiste não...Boa sorte e qualquer coisa estou a disposição...Grata pela visita no blog ;)

      Excluir
  50. Bom dia, meu dermatologista me orientou a fazer uma sessao, no caso passa o acido retinoico, e fica com ele por 4 horas, e depois tira? isso procede? pq vejo varios comentarios que o uso e constante, ele disse q e apenas uma vez? disse q o periodo para recuperacao e de 4 dias. Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Sim procede.Pois os ácidos usados em consultórios médicos são com porcentagem alta,por isso deve ser feito dessa forma.Após a recuperação da sua pele,talvez ele indique algo para continuar o tratamento.Boa sorte

    ResponderExcluir
  52. Olá ... Boa noite você sabe quanto tempo demora o tratamento do ácido retinoico 0,025% , e qual é a média do preço ?
    Se puder me ajudar ... Mtt Obg 😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do seu tipo e problema de pele.Começar um tratamento muito ansiosa pelos efeitos e desistir na certa,pois isso vai acontecer por etapas.Geralmente leva 1 mês para notar diferença e 3 meses para melhoras significativas.No começo muita gente desiste pois a pele fica muito ressecada,descama e arde mais é tudo questão de adaptação ao produto.Boa sorte :)

      Excluir
  53. Gostaria de saber se estrias brancas tratadas com o acido voltam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ganhar peso,que é uma das causas das estrias pode ser que as que você tem se estirem mais e surja novas.Previna com hidratação da pele e controle o peso

      Excluir
  54. Quer dizer que vitanol A é um acido retinoico???
    Ele daria resultados para manchas de melasma???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para manchas de melasma é mais indicado Hidroquinona.Só um médico poderá te indicar um para não manchar mais

      Excluir
  55. Começei o tratamento há uns 15 dias com um produto semelhante ao vitanol A, o nome é vitacid. Erroneamente não fui ao dermatologista e começei por conta própria. No inicio cheguei a usar até por 3 dias consecutivos, o resultado foi muita descamação e pele sensível, porem nada de irritação. Suspendi por uns 3 dias e tornei à usar de novo. Embora estivesse descascando, eu conseguia notar pequenas mudanças boas na pele, minhas pequenas sardas estavam melhorando. Ai esses dias atras enquanto eu tava secando o cabelo, do nada, os locais onde eu passava um pouco mais que no resto do rosto, por ser onde tenho mais linhas de expressoes que é na altura da bocecha e em cima do queixo, ficou avermelhada. Pensei que era so naquele momento, pq minha pele fica vermelho facil quando faço algumas expressoes. Mas ja passaram uns 3 dias e parece que essas vermelhidoes tao escurecendo, em vez de estar suavizando, as linhas e a area toda em torno da boca ta mais escura e dando espinha. O que pode ser? Será vai manchar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse produto tretínoina que é base dos cremes Vitanol-A e Vitacid causam uma irritação na sua pele e promove uma descamação.O que eu percebo quando uso é que minha pele fica um pouco mais escura,e depois da descamação vai suavizando e dando uma clareada,mais tudo é de forma muito lenta e sua pele precisa de tempo.
      O que você pode fazer é antes de usar o produto,passar uma fina camada de pomada Bepantriz (ação cicatrizante) e por cima o Vitacid.Vai deixar o produto com menos efeito,mais vai ajudar a pele se recuperar sem interromper o seu tratamento ou você pode usar só o Bepantriz a noite e quando melhorar voltar usar apenas o VitaCid.
      Devo lembrar de não passar ao redor dos olhos,proteger locais como canto da boca,nariz e ao redor dos olhos,pois são locais muito sensíveis.
      Sua pele volta ao normal,mais é preciso ter paciência....é uma pena que para dá algo errado na nossa pele é do dia para noite,mais para dar resultados positivos demora :( mais vai cuidando que vai dá tudo certo.
      Hidratação e filtro solar a cada 3 horas faça sol ou chuva ok? Que tudo dê certo!

      Excluir
  56. Olá Cris.
    Gostaria de saber se o ácido retinoico serve para cicatrizes de acne?? o ácido minimiza as cicatrizes ou elas desaparecem com o tempo?
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ácido não tira cicatrizes de acne pois o produto tem ação de peeling na pele,promove uma descamação e deixa a pele livre de manchas e melhora a textura.
      Cicatrizes podem ser tratadas com o Dermaroller que você pode encontrar na loja do blog.

      Excluir
  57. Usei acido retinoico por 3 dias, e desisti pq começou a arder muito, a pele está sensível e escalando. Quando usei acabei passando o acido na região das olheiras, e agora a pele está totalmente seca e repuxada. Estou ficando preocupada. Comecei a usar bepantol hoje pra ver se ajuda. Será que voltará ao normal, inclusive a região dos olhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ser aplicado na área dos olhos pois é uma pele muito fina.Além de evitar deve ser aplicado ao redor um creme cicatrizante como bepantol ou hidratante.Sim hidratando o local volta ao normal.

      Excluir
  58. Cris faz 4 dias que estou usando o ácido retinoico,com quantos dias come sm descasca a pele? E quando posso parar de usar pois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode variar.Tem peles que não descamam mais isso não significa que não esteja fazendo efeito...4 dias é muito recente,eu sempre noto que minha pele começa dar uma leve descamação quando eu paro com o uso.

      Excluir
  59. usei o acido 4 dias a pele esta vermelha e ardendo, e ja começou a descascar,eu continuo usando?
    comprei betantol eu passo ele antes de passar o acido?
    mesmo com a pele descascando eu continuo passando?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é normal isso acontecer,com o uso diário tende a ficar cada dia mais sensível e ardendo ao toque.
      Comece a usar em noites alternadas quando começar a sentir muita sensibilidade,e sua pele vai se ajustando aos poucos ou você pode usar uma fina camada de Bepantol antes,mais vai diminuir a eficacia do Vitanol-A.Quando minha pele começa a descamar eu uso em noites alternadas.Não se esqueça de hidratar durante o dia e use filtro solar a cada 3 hrs mesmo dentro de casa.

      Excluir
  60. Boa noite, comecei a usar a mais ou menos 1 uns 20 dias mas na verdade ele já estava aqui a bastante tempo porém não tinha disciplina, de uns 15 dias pra cá que tenho usado todos os dias, gostaria de saber como o meu de 0,25% está acabando e como minha pele não está escamando e não estou tendo maiores problemas, posso comprar o 0,5% desde já agradeço beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula.Usar o produto e não ter reação não significa que ele não esteja agindo.Eu Já passei por essas % e hoje eu uso o 0,1% mais ele dá muita reação na minha pele que é muito sensível,mais chega uma hora que fica incomodo disfarçar o ressecamento e a descamação suave que ocorre.Não sei se você está usando por conta própria,mais vai subindo de % aos poucos pois sua pele vai se adaptando melhor.Como eu dou grandes pausas quando eu começo a usar e paro já noto os efeitos chatos,mais os resultados só vem se usar corretamente e já dá para ver resultados bons com 1 ou 2 meses dependendo do problema de pele.Não se esqueça do filtro solar,agora no verão as temperaturas estarão mais altas e todo cuidado é pouco.Bjus

      Excluir
  61. Olá Cris bom dia! Achei sua matéria muito interessante, estou usando o ácido retinóico junto com hidroquimona, creme lanette e dexametasona,tudo isso manipulado a pedido do meu dermartogista devido a um tratamento pra clarear virilha e axila.No começo eu usei por vários dias seguidos e depois veio o período da descamação, muita coceira e irritação intensa da pele, comecei a usar o dexametasona esperei melhorar! Notei que essas áreas ficaram manchadas devido a irritação. Continuei usando por duas vezes na semana mas os sintomas continuam. É normal eu continuar com esses sintomas? Sinceramente não está tendo um bom resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uso o Vitanol-A no rosto que é ácido retinóico só que mais fraco,o que eu noto na pele é que fica mais escura e depois com os dias começa o processo de descamação,tem dias que fica sensível e arde ao toque,então quando isso acontece já paro de usar sabonete e uso soro fisiológico no rosto como tônico facial e alivia bastante.
      A Hidroquinona é assim,tanto pode melhorar a sua pele como piorar e só dá para saber usando mesmo,sua pele está em processo de descamação e a pele fica fina e sensível,você só não pode puxar as peles de forma alguma,e sim hidratar bem .Sobre as manchas é complicado dizer,é preciso dar tempo ao tempo e fazer tudo corretamente,sua dermatologista indicou filtro solar? Você relatou para ela o que esta´acontecendo?Quando a gente começa usar esses produtos parece que sua pele piora muito,eu já parei por isso algumas vezes e quando continuei firme e forte vi os resultados em 2 meses,então vê com ela direitinho e vê o que ela (e) fala.

      Excluir
  62. boa noite!
    Comecei a usar o creme, com 0,025%. Faço natação 3 vezes por semana, logo bem pela manhã as 07:30hras local fechado. SERÁ QUE TEM ALGUM PROBLEMA?

    ResponderExcluir
  63. Você pode usar filtro solar normalmente e ir reaplicando.Tem uns que são mais resistente a água,mesmo sendo lugar fechado eu recomendo a utilização pois a luz a claridade em si pode manchar a pele que está fina devido cremes a base ou de ácidos.

    ResponderExcluir
  64. Oi bom dia estou usando acido mas agora estão aparecendo umas linhas de expressões no meu rosto e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.A pele pode ficar meia enrugada por causa do produto,use em dias alternados e hidrate bastante com pomada cicatrizante e de dia cicatrizante+ filtro solar e com o tempo volta ao normal.Beba muita água.

      Excluir
  65. Olá, comecei a usar o ácido retinóico manipulado, minha pele do rosto começou a descascar, ficar vermelha e irritada, e também empolada. Li que é tudo normal, menos não li em lugar algum que empolar faz parte, você sabe me dizer?
    Além disso, quanto tempo mais ou menos demora para pele parar de descascar e ficar sem irritações? Pois tenho um evento dentro de 20 dias e estou com medo de não parar até lá.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena tudo bem? Então isso aconteceu comigo com um novo creme que pedi para manipular,mais sempre acontecia com o Vitanol-A também então a farmacêutica me orientou a usar 2 x ao dia a pomada Acetato de dexametasona 1mg e depois aplicar filtro solar.Ela é ótima (não precisa ter medo de usa-la)e agora que melhorou minha pele uso quando noto que começa a ressecar ou arder de mais.Não se esqueça de hidratar a sua pele e usar filtro solar a cada 3 horas,evite o sol. Se estiver muito irritada,ressecada etc.. use só a Acetato de dexametasona e quando melhorar use em noites alternadas o ácido.Beijos boa sorte.

      Excluir
  66. Olá posso usar o ácido na região dos olhos o 0,05%?

    ResponderExcluir
  67. Olá posso usar o ácido 0,05 na região dos olhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo.A pele da região dos olhos é muito mais fina e sensível,por isso não recomendo.

      Excluir

Muito Obrigado pelo seu comentário ou depoimento!

ANTES de fazer uma pergunta referente ao post que você se interessou,por gentileza LEIA OS DEMAIS COMENTÁRIOS para saber se a sua dúvida JÁ NÃO FOI ESCLARECIDA.

Propaganda serão deletadas,caso queira anunciar alguma coisa mande um e-mail.

Críticas,sugestões ou elogios,favor enviar e-mail para ssmyblog@gmail.com.