terça-feira, 14 de junho de 2011

Hidroquinona

Minha experiência com Hidroquinona

Eu sempre sofri com essas machinhas no rosto que sempre me incomodava muito,a ponto de mexer com minha auto-estima.Já tinha usado todo tipo de produto para acne e para clarear manchas causadas por elas,até ácido retinóico eu usei,foi horrível,porque meu rosto nos primeiros dias queimava,ardia muito e depois de alguns dias começou a descamar tudo e nem podia mexer,até hoje tenho uma marca perto do lábios porque não tive paciência de esperar ela sair por si só.Esse processo todo durou uma semana,e nem podia sair de casa e nem pensar em sair no sol.
Ajudou a clarear bastante as manchas que tinha,mais como tempo as machas voltaram,mesmo tomando cuidado com a alimentação e sempre testava produtos indicados por amigos e nem todos faziam o mesmo efeito.
Em uma consulta médica pedi para o médico me receitar algo para as espinhas e manchas e ele receitou Hidroquinona 3% em Gel,Peróxido de Benzoila 2,5% e um Filtro Solar fator 30 em gel.
Me explicou que eu tinha que usar em dias alternados e ter paciência e diciplina para ver os primeiros resultados.Nos primeiros dias,sentia minha pele um pouco vermelha,mais o médico disse que seria normal ficar vermelha e meia ressecada.Em 4 semanas de uso,sentia minha pele mais fina,e notei que estava clareando todas as manchas.
Fiz o tratamento por 6 meses pois o creme manipulado vence rápido e você não consegue usar tudo.Fiquei um ano e meio sem usar Hidroquinona,e quando as manchas voltaram foi a Dermatologista do convênio que me disse que não iria passar Hidroquinona novamente pois seu uso em longa duração,pode causar machas brancas de difícil remoção,ou se caso no futuro precisar eliminar uma mancha mais grave o creme já não faria mais efeito.
Passaram então dois anos completos fui novamente no Dermatologista que "avaliou" minha pele do outro lado da mesa,pedi que me receitar Hidroquinona e ele disse que iria passar um chamado Epiduo Gel.Ele me disse que era bom para remover manchas do rosto e secar as espinhas,é um produto caro que no meu caso não surgiu efeito.No primeiro dia de uso na manhã seguinte meu rosto estava descamando,ardendo e vermelho que não podia nem tocar.Foi terrível!!!
Depois de muito tempo resolvi comprar  Hidroquinona que é vendido nas farmácias sem receita médica.Essa Fórmula contém 4% de Hidroquinona e Excipiente q.s.p 1 g
As vezes após lavar a pele com sabonete no dia seguinte,sinto minha pele seca,então faço uma máscara com Bepantol,Hipoglós e Nivea e sinto a pele super macia e hidratada.Depois de remover a máscara,passo Bloqueador da Roc Minesol Oil Control fator 30.É uma maravilha,não deixa a pele com aspecto oleoso.
Se sua pele ficou avermelhada ou queimada com Hidroquinona,use por dias alternados(e faça compressas com chá de camomila gelado no rosto,é uma maravilha,fiz isso por indicação de uma dermatologista quando usei um produto que queimou meu rosto) e se mesmo assim continuar a sensibilidade da pele,o indicado e procurar o Dermatologista pois sua pele pode ter tolerância ao produto.

*Leia atentamente o "Cuidados de administração" do produto,isso ajuda e muito a não causar  efeitos indesejados na pele.

 Como age a Hidroquinona:

A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina (responsável pela pigmentação da pele) ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla.
Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto. Essa eficiência pode ser melhorada com outras estratégias como peelings químicos seriados e uso de laser.
Durante o tratamento (e sempre!) é muito importante manter uma proteção intensa contra os raios de Sol, já que a hidroquinona deixa a pele mais fotorreativa fazendo com que a exposição solar com hidroquinona tenda a agravar o problema ao invés de melhorá-lo.
Entre os produtos prontos existem 4 produtos comercializados com a hidroquinona (todos contra-indicados para menores de 12 anos e gestantes) como ingrediente clareador. O mais conhecido é o clariderme  que é vendido como cosmético por ter uma concentração mais baixa do ingrediente (e por isso é vendido sem receita médica) de 2%. 
Se você sofre com o problema de manchas de pele o mais importante é a prevenção com o uso constante de protetores solares (não importa se sua pele seja morena ou negra). É interessante também evitar produtos a base de soja que podem conter fitoestrógenos, que como os hormônios podem agravar o problema. Para tratar o problema é essencial consultar um médico dermatologista já que o tratamento é longo e difícil sendo fundamental uma avaliação precisa da sua pele antes de aplicar produtos que podem não resolver e até piorar o problema.É sempre melhor consultar um especialista que irá dizer o que é melhor para você.



Hidroquinona 40mg/g  30g creme peso Liq:
Laboratório : Legrand





  



Cuidados de Administração
Lave o rosto, usando um higienizador suave. Não use esponja ou toalha para aplicar o higienizador,somente os dedos. Enxágüe e enxugue a pele.
• Aplique hidroquinona  creme dermatológico à noite, no mínimo 30 minutos antes de deitar.
• Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente o tamanho de uma ervilha) do creme dermatológico na ponta dos dedos. Aplique uma camada fina para cobrir as manchas e mais 1/2 centímetro da pele normal ao redor da mancha. Após usar o medicamento por algum tempo, você poderá notar que vai precisar aplicar uma quantidade um pouco menor de medicação.
• Espalhe o creme dermatológico suavemente e de maneira uniforme. O creme deve "desaparecer" na pele quase imediatamente. Se isso não acontecer, significa que você aplicou produto em excesso.
• Não aplique nos cantos do nariz, boca, olhos ou na pele machucada. Espalhe o produto sempre evitando estas áreas.
• Não use o produto em excesso e não aplique com freqüência maior que o recomendado pelo médico.Ele poderá irritar a pele, e não dará resultados melhores ou mais rápidos.
• Não cubra a área após a aplicação de hidroquinona creme dermatológico.
• Se a pele tornar-se muito irritada, pare de usar o produto e consulte o médico.
• Para ajudar a evitar o ressecamento, você pode utilizar um hidratante pela manhã, após lavar o rosto.
• Cosméticos e hidratantes podem ser usados durante o dia.
Use um filtro solar de fator de proteção 30 (no mínimo) e roupas protetoras, incluindo chapéu. Uma pequena exposição ao sol já é suficiente para piorar o melasma, mesmo se você não ficar queimado




Perguntas mais frequentes sobre Hidroquinona  AQUI

E quando o creme não deu certo? Saiba AQUI

** Procure um médico dermatologista para te aconselhar que tipo de produto usar. Esta é a minha experiência pessoal com Hidroquinona.Se você usa ou já usou,faça um comentário contando sobre sua experiência com o produto ou envie para ssmyblog@gmail.com 




236 comentários:

  1. Olá, adorei seu post, foi de grande utilidade. Gostaria de saber se eu usar hidroquinona e não sair ao sol, tenho que usar protetor solar até mesmo dentro de casa? Pois odeio usar creme no meu rosto. Estou usando Hidroquinona 4% sempre na hora de dormir. Queria tirar está dúvida, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá muito obrigado pelo comentário!!Essa é finalidade do Blog,troca de informações.
    Eu usei Hidroquinona manipulado por 1 ano,e mesmo dentro de casa eu usava filtro solar,pois o rosto fica tão sensivel.Eu te aconselho usar.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, a hidroquinona pode ser usada na região anal? E como se compra? É pomada, pede pra manipular, enfim... precisa de receita? e o preço aproximado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas usam, mas o médicos NAO aconselham, pois pode descamar e assar e com isso há o aumento das chances de infecção, deveria perguntar isso a um médico e não a uma blogueira!

      Excluir
    2. Seguindo a orientação da bula e cuidado de administração pode usar sim...Pode descamar se for um produto com a % acima de 4,e isso vende apenas manipulado receitado pelo Médico.
      Não sou médica,dou orientação baseado na minha experiência pessoal,e de forma alguma quero prejudicar ninguém.É tudo bem orientado com no comentário baixo.Acho que você deveria ler todos para fazer um julgamento melhor.Nunca disse comprem!!!Apenas alerto sobre o que o creme pode causar poisa já usei e a procurar um médico sempre.

      Excluir
  4. Sim pode ser usado na região ìntima,mais com cuidado seguindo as informações da bula.Para manipular você precisará ter receita médica,ou pode comprar em uma farmacia com a % um pouco menor.POis formulado você pode pedir mais que 4%.
    O preço varia muito,eu comprei o generico como você pode ver acima,acho que paguei uns R$18,00.Não me lembro muito bem.Boa sorte e volte para nos contar o resultados! :))

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA RETOMAR A COR DO MEU ROSTO PÔS DEVIDO U NÃO ANDAR SEM CAMISA FICOU A MARCA O MEU ROSTO E MUITO MAS MUITO MAS ECURO QUE O MEU ROSTO
    EU POSSO USAR NO ROSTO TODO E A HIDROQUINONA VAI CLAREAR O MEU ROSTO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) não faça isso na bula do hidroquinona vem escrito que não deve ser usado no rosto todo e sim apenas nas manchinhas e somente uma fina camada. Já usei hidroquinona é boa, mas não pode usar no rosto todo como vc quer... Acho melhor vc ler a bula no google ou o mais certo procurar um dermatologista para avaliar o q quer! abraços e cuidado já soube de muitas pessoas q pioraram o rosto por não saber usar algum medicamento e se sua pele for sensível mais atenção ainda...

      Excluir
    2. Deve se seguir primeiramente a orientação médica,mesmo a bula diz aplicar uma fina camada na área a ser tratada,duas vezes ao dia ou a critério médico.
      Sendo que os médicos pedem para passar somente a noite.

      Excluir
  6. Você pode aplicar uma fina camada no seu rosto,como uma máscara,mais faça isso com cuidado ou pode ficar pior.Te recomendo usar bloqueador solar fator 30 ou mais alto,começar esse tratamento apenas no inverno pois o sol não ajuda em nada quando se incia um tratamento contra manchas e ter paciência pois os resultados vão aparecer com 2 ou 3 meses.
    Leia atentamemte os Cuidados de Administração acima e comece no inverno a cuidar da manchas no seu rosto.
    Boa sorte,qualquer dúvida é só falar :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção heim, a hidroquinona não deve ser aplicado no rosto todo nem se for uma fina camada!!! É um medicamento leia a bula é só colocar no google: bula do hidroquinona. Ele deve ser usado uma fina camada na manchinha e jamais no rosto todo... Abraços. Pessoal procure um dermatologista para avaliar cada caso no sus é de graça!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo seu comentário,e com todo respeito,pelo menos na cidade que eu moro São Paulo,capital dermatologista é quase impossivel(não estou sendo modesta,é impossivel).No sus não tem nem clínico geral,quanto mais dermatologista.
      Muitas pessoas não tem condições de pagar uma consulta médica,que é caro,nem por isso pode ver um medicamento e sair correndo comprando...
      Mesmo os médicos podem errar com seus médicamentos recomendados.Na bula da Hidroquinona diz para não ser usada junto com peróxido de benzoíla,e foi isso justamente que o médico me recomendo,em dias alternados usar hidroquinona e peróxido de benzoíla e foi isso que salvou minha auto estima,por isso acho que cada caso é um caso.
      Obrigado pelo comentário...

      Excluir
    3. Olá..é muito importante as pessoas buscarem informações sobre o produtos que elas estão comprando,mesmo os receitados pelo médicos(que também pode errar,pois nem eles sabem como a nossa pele irá reagir aos produtos indicados).
      Bom moro em na Capital de São Paulo,no SUS é impossivel você passar em um dermatologista,nem clínico geral tem,e nem todas pessoas tem condições de pagar uma consulta com o médico.
      Não aconselho a ninguém a auto medicação.Sobre a bula sim existe a informação sobre o produto,mais importante é seguir a recomendação médica,que sem sempre vai de acordo com o que diz a bula,e sim com a necessitade do paciente.
      No meu caso quando fui ao médico ele me receitou para usar em dias alternados a Hidroquinona junto com Peróxido de Benzoila e filtro solar durante o dia,e na bula da hidroquinona diz que o uso combinado pode causar escurecimento transitório da pele,e que a pomada deve ser aplicada duas vezes ao dia,ou conforme orientação médica.
      Segui o que disse o médico,e foi isso que salvou minha pele e junto minha auto-estima.
      Cada caso é um caso...e eu pessoalmente aplico rosto todo para não ter risco da pele ficar com tonalidade diferentes.
      Obrigado pelo comentário!! :))

      Excluir
  7. Uso em todo o rosto, nao tenho manchas é mesmo só para clarear minha pele. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim, vc simplesmente pode matar as bolsas que produzem a melanina e ficar com manchas brancas que não há tratamento, isso não é preventivo!

      Excluir
    2. Leia minha resposta abaixo onde eu alerto a pessoa com informação prestada pelo médico!!Todo comentário é bem vindo,porém importante analisar os fatos...

      Excluir
  8. Quando passei na dermatologista ela me disse que quando usado por muito tempo causa manchas brancas quase impossíveis de remover e quando houvesse uma mancha não teria como usar hidroquinona pois não causaria efeito.Então não entendo porque vc usa sem ter manchas.Cuidado!

    ResponderExcluir
  9. Cris, boa noite!
    Sou uma sofredora por causa das manchas no rosto melasmas, usei uma fórmula a base de hidroquinona que quimou minha pele, porém não vejo outro tipo de opção para minhas manchas, vc acha que devo voltar a usa-la, depois de certo tempo? Irritou porque aplique o produto demais. Me dá uma luz por favor
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  10. No primeiro dia que comecei a usar hidroquinona passei muito e no dia seguinte parecia que tinha passado o dia inteiro na praia e queimado só o rosto,então me lembrei de uma dica de uma dermatologista,quando usei ácido e queimou meu rosto tbm.
    Você faz o chá de camomila,deixa esfriar e coloca na geladeira,depois de frio molhe o algodão no chá e vai passando no rosto delicadamente.Use sabonete de glicerina e não passe mais nada até você recuperar a pele.
    Realmente hidroquinona é o mais usado para tratamento de manchas,você pode voltar a usar,mais tomando alguns cuidados.
    Lave o rosto com sabonete indicado para sua pele,use uma loção que não tenha álcool para limpar e antes de dormir uns 30 minutos antes,você passa a hidroquinona,uma fina camada.
    De manhã mesmo cuidado maissss depois vc vai aplicar um bloqueador solar com fator 30 ou mais de acordo com seu tipo de pele,se a sua é oleosa te indico o MINESOL OIL CONTROL 30 se não,escolha da sua preferência,usar mesmo dentro de casa e para hidratar passa hipoglós amêndoas(pois tem o cheirinho melhor com bepantol baby)vai ajudar na hidratação e evita que deixe vermelha.
    Espero teer ajudado,volte sempre!!
    AMÉM e Deus abeçõe a vc tbm!

    ResponderExcluir
  11. Cris, obrigada por responder, dedicando seu tempo com pessoas que vc nem conhece e de tão longe... Salvador-Bahia. A formula prescrita foi está: hidroquinona 2 %, ac glicólico 5 %, desonida 0,05 %, gel creme . De fato minha pele é oleosa, estou usando o bloqueador como receitado pela dermo, sabonete líquido da Granado etc.. vou fazer o uso da camomila, como vc indicou, neste momento estou retornando a usar a fórmula, tendo Fé que irei conseguir desta vez! minha pele é complicada, e acredito que já esteja pouco saturada decorrencia dos vários tratamentos tentados. Meu sonho neste momento é voltar a ter meu rosto sem manchas... Você não imagina o quanto ajudou estas palavras... Fica com Deus
    Att, Stelma

    ResponderExcluir
  12. Stelma Acho muito bom ajudar os outros pois tbm já sofri com os mesmos problemas e é muito gratificante saber que um simples conselhos possa ajudar muitas pessoas.
    Não perca a esperança e tenha fé que suas manchas irão melhorar,tudo começa pelo pensamento positivo ou o que teremos??nada neh??talvez sejam os tratamentos que não foram bons para vc,mais um dia vc acerta!Minha manchas eram tão feias que nem no espelho olhava,só chorava e tinha vergonha de sair de casa,mais fui cuidando e hoje está bem melhor.
    O primeiro passo para mim,foi aprender me amar por quem eu sou e após isso fui atrás de ajuda médica para cuidar das manchas.
    Para tudo tem jeito,só não para morte rsrs...tenha fé!
    Fique com Deus e volte sempre !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina você nem dermatologista é ..para indicar isso as pessoas...Acho que você deveria estudar melhor sobre isso,ou deixar pra quem realmente sabe..

      Excluir
    2. Em momento algum eu disse a ninguém vai lá e compra.É fácil julgar e nem se dar o trabalho de ler os comentários,mesmo o de cima onde disse que eu fui em busca de ajuda médica onde me receitaram esse creme.
      A todos que perguntam sempre falo para buscar ajuda,orientação de um bom profissional,e o texto acima conta a MINHA experiência pessoal,e não a venda de um produto farmaceutico.
      É facil demais julgar,você nunca entenderá o que era estar na minha pele,onde a minha auto estima estava devastada.A minha orientação é sempre a mesma,buscar um médico e usar filtro solar,pois não vai ser eu que irá barrar ninguém a comprar (e nem tenho conhecimento quem compra ou não).
      Outra coisa importante que você escolheu me julgar,mais se você for criticar o produto,você terá o trabalho de acessar outro milhares de blogs que falam sobre o mesmo produto,e a grande maioria não são médicos.

      Excluir
  13. Cris, boa noite querida, sou Stelma, orla de Salvador, estou feliz pois meu tratamento está dando certo, fiz uma pesquisa, vivo lendo rsrrs sobre 'mealasmas' o uso do cha de camomila é milagroso, funcionou comigo de forma fenomenal, acescentei alternando chas de alecrim, calêndula, maravilhosas para queimadura, misturo com argila branca, realmente so usando pra ver; o efeito é visivel, usado claro com a fôrmula, descrita acima, alimentos a base de folhas, peixe, realmente mudam a pele! Bom até aí tudo bem, mas estou pensativa relação ao uso da hidroquinona, por muito tempo, tenho lido que uso da hidroquinona deve ter limite, ou se corre o risco de adquirir uma mancha branca definitiva! por isso quando minha pele está respondendo bem tratamento, pedi informação minha dermo para receitar creme tipo para manutenção, me foi receitado Triluma, mas estou em dúvida pois tal creme também é a base de hidroquinona. Que você me diz, Fica com Deus querida, tudo de bom estou no aguardo. Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Stelma td bem?? Que maravilha que o seu tratamento está dando certo.É o chá de camomila é ótimo para aliviar ardência do rosto,me ajudou e muito quando passei ácido no rosto.
    Faço uso da argila verde e nunca tinha experimentado add chá no lugra da água,vou testar!Alimentação sem dúvida é grande responsável pela aparência da nossa pele,queria eu ter essa diciplina e evitar 100% de comer coisas que não fazem bem,mais estou cortando muita coisa e um dia chego lá.
    É verdade a dermo me falou que Hidroquinona usada por muito tempo causa manchas e não é bom fazer uso continuo dela,pois caso ocorra a necessitade de usar Hidroquinona não fará o mesmo efeito.
    O tri-Luma como diz a bula é para manutenção do tratamento para manchas,precisa sim contém agentes clareadores como a hidroquinona,mais não se preocupe já que a médica que te recomendou.
    Estou esperando o inverno chegar para usar hidrouinona de novo.Não começe o tratamento no verão.Essa pomada que vc vai usar tem Hidroquinona 40 mg Acetonido de fluocinolona e 0,1 mg Tretinoína.O acetonido de fluocinolona é um antiinflamatório.A hidroquinona é um agente despigmentante (para melanina) e a tretinoína (ácido all-trans-retinóico) como diz a bula.
    Todo cuidado é pouco com clareadores,pode queimar ou manchar de forma definitiva,como o ácido retinóico.
    Inicie no inverno,não sei como a dermo te recomendou,mais procure passar um dia sim e outro não (pouco creme por favor!!) até sua pele se acostumar e use filtro solar mesmo dentro de casa,use o chá de camomila e para hidratar a pomada Hipoglós é ótima ou creme Nivea.

    Boa sorte e estou a disposição ! Amém,fica com Deus vc tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Stelma já ia esquecendo...POr favor leia esse post..você vai ver que a dermo está certa em te recomendar essa fórmula para manutenção das manchas.

      http://cristina-behappy.blogspot.com/2012/02/como-cuidar-do-melasma-apos-tratamento.html

      Excluir
  15. Ola Cris AMEI o blog!!! Gostaria de saber se posso passar essa pomada na virilhas e/ou nas axilas??? Aguardo ansiosa sua resposta. Obrigada flor ^^* Ass: Saraya

    ResponderExcluir
  16. Oie Saraya você pode sim usar hidroquinona na axila ou virilha,porém você deve tomar muitoooo cuidado com o sol e aplicar bloqueador solar.
    Nas axilas eu te recomendo usar desodorante que tem finalidade para clarear e usar outro método que não seja a gilette como depilação.Isso torna a pele escura.
    Na virilha é melhor usar hidroquinona pois não haverá muito risco com o sol,mesmo assim é bom aplicar.
    Também estou lutando contra esse problema,tenho aplicado nas axilas Hipoglós com Nívea,na intenção de hidratar( não uso clareadores no verão,apenas no inverno,pois o risco de manchar a pele é maior)mais para clarear será um processo mais lento usando isso.
    Durante o banho passe a bucha vegetal suavimente pelas axilas e virilhas para fazer uma exfoliação,se permita não usar desodorante a noite,sua pele irá agradecer,irá respirar.
    Caso resolva pela Hidroquinona te recomendo começar pela virilha,não precisa ser muito ou vai arder a pele,e para axilia que é complicado usar filtro e desodorante ao mesmo tempo,experiemente usar desodorante clareadores...tem da Avon,Dove Nívea e só escolher.
    Qualquer coisa estou a disposição!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Cris ... posso usar a hidroquinona nas axilas a noite ..de manha lavo passo um protetor solar que tenho q o FPS dele eh 60 dpois o antitranspirante, oq vc axa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar Hidroquinona porém com cuidado,lave a região de manhã aplique o o desodorante aguarde secar e por cima aplique o filtro solar e mesmo com esse cuidados evite o sol.

      Excluir
  18. Cris, minha irmanzinha a formula não foi para manutenção, ele de fato clareou, minha cara era toda amassada, devido Sol rsrrsrs, porém estou pensando que não devo usar tempo todo, aí que ela(DERMO), já pensa em outro medicamento fezer a manutenção, talvez com 'hidroquinona', menor porcentagem, foi aí que entrou o Triluma, mas só para futuro... Cris use argila branca, ela consentra Ph, quase identico derme humana... o efeito é visivel, argila verde para cravos e espinhas, Valeu filha!!! Outra coisa Cris, lendo como sempre rssrs... o site bolsademulher. apredi tratamento com Chas, vc deve fazer tmb, atacar problema internamente! Vi relatos destes chas: salsaparrilha, noni, sucupira- Cris busque por estas folhas vc vai ver, o resultado, estou com muita Fé a cada dia vejo mudanças... Cris eu uso o Hipoglos sim, já conheço fama deste produto para queimaduras... Cris querida amiga fica com Senhor Jesus! Att, Stelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stelma ... compei a argila branca ... como devo usar? Seus depoimentos são muito importantes e estimulantes para mim!!! Beijos! ;)
      Ass: Saraya

      Excluir
    2. Olá Stelma vou ver se acho a agila branca,porém continuo com o uso da verde por ter a pele oleosa com tendência a acne.
      Já conhecia o poder dos chás,já fiz uso de vários,sei que o tratamento sempre tem que ser de dentro para fora,e estou feliz que com você tem dado super certo.
      É melhor procurar fontes naturais de tratamentos e deixar os mais fortes para casos realmente necessários,como o uso de hidroquinona.Então o Tri-luma como vi na bula é mais usado para manutenção de manchas,pois as vezes a gente trata mais tem casos que elas acabam voltando.
      Minha atenção agora está voltado para um tratamento para estrias que estou fazendo em casa,no inverno vou usar um creme que ajuda a melhorar a aparência da pele.
      Tenho aplicado toda noite Hipoglós,é muito bom para pele e barato.Quanto mais informação,melhor a gente se cuida,mais sem paranóia claro. rsrss
      Fé é tudo que temos,seja para cuidados com a pele ou com tudo na nossa vida,vá em frente,cuide se e se ame cada dia mais.
      Você é evangélica?? Sou da Congregação Cristã no Brasil...Fica com a paz
      Tudo de bom

      Cris

      Excluir
  19. ola preciso tirar uma duvida eu nao passei no dermatologista e passei esse hidroquinona 4% minha pele esta vermelha e ardendo entao isso é normal nos primeiros dia? tenho muitas sardas e uma mancha em cima dos meus labios e keria tiralas mas sera q tem algum risco maior a minha pele obrigada.

    ResponderExcluir
  20. akele cha de erva cidrera de caixinha resolve?
    ]

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Terá risco sim se você não usar BLOQUEADOR SOLAR FATOR ACIMA DE 30,pois pode manchar sua pele.Sobre o vermelho pode ter acontecido se você usou muito.
      Para aliviar isso,você vai preparar um chá de camomila,quando estiver frio colocar na geladeira,deixe lá por 30 a 40 minutos até ficar gelado,depois você vai molhar o algodão e passar no rosto suavimente.faça isso todas as noites.
      É melhor você usar o chá normal com as flores da camomila,vc acha isso em loja de um real,supermercados...
      Pare de usar até voltar um pouco,quando sua pele estiver normal,use em dias alternados e depois que a pele se acostumar,use todos os dias.
      Quando queimou minha pele,usei o chá e passei a pomada hipoglós no rosto para hidratar a pele.

      Leia isso com atenção!! Isso irá te ajudar


      Cuidados de Administração
      Lave o rosto, usando um higienizador suave. Não use esponja ou toalha para aplicar o higienizador,somente os dedos. Enxágüe e enxugue a pele.
      • Aplique hidroquinona creme dermatológico à noite, no mínimo 30 minutos antes de deitar.
      • Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente o tamanho de uma ervilha) do creme dermatológico na ponta dos dedos. Aplique uma camada fina para cobrir as manchas e mais 1/2 centímetro da pele normal ao redor da mancha. Após usar o medicamento por algum tempo, você poderá notar que vai precisar aplicar uma quantidade um pouco menor de medicação.
      • Espalhe o creme dermatológico suavemente e de maneira uniforme. O creme deve "desaparecer" na pele quase imediatamente. Se isso não acontecer, significa que você aplicou produto em excesso.
      • Não aplique nos cantos do nariz, boca, olhos ou na pele machucada. Espalhe o produto sempre evitando estas áreas.
      • Não use o produto em excesso e não aplique com freqüência maior que o recomendado pelo médico.Ele poderá irritar a pele, e não dará resultados melhores ou mais rápidos.
      • Não cubra a área após a aplicação de hidroquinona creme dermatológico.
      • Se a pele tornar-se muito irritada, pare de usar o produto e consulte o médico.
      • Para ajudar a evitar o ressecamento, você pode utilizar um hidratante pela manhã, após lavar o rosto.
      • Cosméticos e hidratantes podem ser usados durante o dia.
      Use um filtro solar de fator de proteção 30 (no mínimo) e roupas protetoras, incluindo chapéu. Uma pequena exposição ao sol já é suficiente para piorar o melasma, mesmo se você não ficar queimado.

      Excluir
  22. muito obrigada pela resposta vou comprar a camomila e vou fikar um tempo sem usar mas deve ser por eu ter secado o rosto com a toalha sera q isso pode ser?
    mas vou suspender o uso até conversar com um dermatologista para ser mais orientada e para saber se posso usar no meu tipo de pele obrigada msm pela ajuda seu post foi muito bom msm.

    ResponderExcluir
  23. eu usei o protetor e nao blokiador
    sera q tem problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,esse não foi o motivo...ou você aplicou muito produto ou sua pele não se deu com a fórmula.
      É melhor você procurar por um dermatologista que indicará uma % menor ou outro produto para sua pele.Qual tipo de manchas você tem???Você usou muito??
      Evite tratar de manchas no verão,pois é muito quente e o produto deixa a pele sensível.
      Bloqueador solar protege muito mais do que o filtro solar...Boa sorte e volte quando quiser !

      Excluir
  24. ok obrigada vou falar com um dermatologista e deve ser por eu ter usado muito bjss.

    ResponderExcluir
  25. Vcs deveriam parar de indicar hidroquinona como se fosse pasta de dente, o uso indiscriminado dessa substância pode causar danos irreversíveis na pele, IRREVERSIVEIS, e não, não se deve usar em região anal! Pelo amor de Deus, consultem um médico! Hoje existem diversos novos compostos que substituem a hidroquinona, que por sinal foi proibida na europa e a longo prazo pode-se desenvolver câncer de pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está indicando Hidroquinona como se fosse pasta dente.Sei que Hidroquinona pode causar manchas brancas,manchas caso não use um bom filtro solar.O texto acima conta minha experiência pessoal e mais abaixo,se vc tivesse o cuidado de ver,diz para procurar um médico para indicar o creme.
      Acredito que se fosse tão ruim assim,não seria um dos clareadores mais indicados em consultórios médicos.
      Sobre usar na região anal aqui você diz que não pode,mais no comentário acima diz que sim mais que pode causar irritação.As informações que eu posto aqui,são base na minha experiência pessoal e informação que o próprio produto passa.
      Talvez algumas pessoas com ansiedade de ver resulatdos usem produtos demais causando reações.Ninguém é ingênio,queria eu ter tido informações como essa quando minha auto estima era lá em baixo e não sabia desse produto e sofria com as manchas.
      Você teria que passar em milhares de blog para dizer a mesma coisa,não sou a única,tenho apenas a intenção de ajudar.Se você teve todo o cuidado de ler os comentário,você tbm deveria notar que sim informo as pessoas para terem cuidado...

      Excluir
    2. Boa resposta com o anônimo desenformado, arrasou.

      Excluir
  26. Saraya(26/02)
    Bom Dia! Vc vai por a argila para tomar um pouco da energia solar,disse um pouco! Após recolher do Sol, irá aguarda um pouco por em recipiente de barro, ou vidro, nunca plástico(argila absorve Energia, destribui Energia onde toca) por isso tão benéfica para tratamentos diversosss... Feito o chá de camomila, calêndula, ao anoitecer aplicar a pasta sobre a pele(1 a 2 horas/ 3 vezês na semana)Cris obrigadapor deixar usar seu espaço para ajudar alguém, estou com pressa mais depois volto preciso ver vc Fica com Deus Cris, seja feliz!! Att, Stelma

    ResponderExcluir
  27. Estou desesperada por causa das manchas de melasmas na cara, já tive até depressão não quero nem sair de casa mais que faço??/ Achei este blong interessante quero uma orientação pois já não sei mais que fazer,não tenho dinheiro para dermatologistas... tô em duvida, comprei hidroquinona do laboratorio legrand, mas estou em duvida se é mesma que vc usou Cris????, este é tipo de gel tá certo sera que em GEL, presta alguem me responda por favor se já usou esta hidroquinona a base de gel??? obrigada! meu nome é Veronica, estou com medo de quimar mais minha pele, estou aguardando!!

    ResponderExcluir
  28. Oie Stelma fique a vontade,quando se trata em ajudar os outros isso é sempre bom! Abraçoss

    ResponderExcluir
  29. Veronica foi essa sim que eu comprei,porém ela tem uma forma de creme não gel.Realmente te entendo quando você diz que não tem dinheiro para dermatologista e que sofreu de depressão,tudo isso eu já passei e venci.
    Eu peço que você só comece a usar a hidroquinona no inverno,se você usar agora que está no verão,sua pele pode ficar mais manchada.Tenha cuidado com a quantidade que você usa,não precisa ser muito.Muitas pessoas dizem que deixa a pele vermelha e sensivel,sim pode ocorre especialmente se passar muito.
    Nunca,mais nunca deixe de usar filtro solar quando fazer tratamento contra manchas!! Outra coisa,cuidado com as mnchas serão eterna...você deve sempre usar um bom bloqueador solar com fator acima de 30.Indico o Bloquedaor MInesol Oil Control 30 Gel-Creme ele deixa a pele seca e em sua formula contém agentes que ajudam a clarear e proteger a pele custa em torno de R$54,00.
    Enquanto o inverno não vem,prepare sua pele,use um bom sabonete (existe vários baratinhos e bons como da granado)um exfoliante (fubá com a espuma do sabonete que você usa ou com iorgurte natural e ótimo) e protetor.
    Se sua pele for muito sensivel comece usando 2 vezes por semana e devagar vai aumentando o número de dias,se ficar vermleho use chá de camomila gelado no rosto e passe Bepantriz ou Hipoglós,que foi o que eu fiz quando isso aconteceu.
    Qualquer dúvida vou estar a disposição.Não fique desesperada,tenha paciência e fé.Abraçoss

    ResponderExcluir
  30. Ola tenho manchas no bumbum, fui na minha dermatologista ela me passou Hifroquinona 8% + Aloe Vera com 2%, só não me passou e não flaou nada pr usa o protetor solar agora estou vendo comentários que tem que usar. Será que ela não me passou pois sabe que por eu estar sempre vestida não o local não ira pegar Sol.

    ResponderExcluir
  31. Olá perguntei a uma dermatologista que recomendou sim usar filtro solar mesmo no bumbum,pois com hidroquinona todo cuidado é pouco,ainda mais essa % recomendada de 8%.

    ResponderExcluir
  32. Oi Cris, boa tarde
    Eu estou usando hidroquinona 4% + tretinoína 0,05% + fluocinolona acetonida 0,01% a 1 mês. Só que a mancha da minha perna ficou maior e muito vermelha então eu parei o uso a uma semana e fiquei passando dessani e desde ontem estou passando hipoglos. Só que hoje comecei a ver que a pele não esta mais vermelha e sim amarronzada. Essas manchas sairão ?? Me responde por favor !! Tou desesperada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo:
      Oi Cris, boa tarde
      Eu estou usando hidroquinona 4% + tretinoína 0,05% + fluocinolona acetonida 0,01% a 1 mês. Só que a mancha da minha perna ficou maior e muito vermelha então eu parei o uso a uma semana e fiquei passando dessani e desde ontem estou passando hipoglos. Só que hoje comecei a ver que a mancha não esta mais vermelha e sim marrom. Essa mancha marrom sairá sozinha ou agora que não esta mais vermelho e sim marrom eu devo voltar a usar o produto ?? Me responde por favor !! Tou desesperada !!

      Obrigrada desde já.

      Excluir
    2. Olá acho que você deveria procurar por um médicp dermatologista para te orientar.Essa fórmula foi recomedação de um médico ou você comprou por conta-própria???Você estava aplicando bloqueador acima de 30 na perna e evitando o sol???
      Sua pele ter ficado vermelha,pode ser que você aplicou muito produto ou é uma reação da sua pele,a própria bula informa que pode ocorrer isso.Hipoglós irá ajudar a hidratar a área e amenizar o vermelhidão.
      Acho melhor você para e procurar um médico para ele ter orientar.Por hora use o hipolgós e Aplique bloqueador solar.Não use fórmulas clareadoras e saia no sol...pode queimar e manchar ainda mais a pele !!

      Excluir
    3. Olá, eu também estou usando a hidroquinona e as manchas escuras sumiram e agora ficou marrom, e aonde não tinha manchas agora está marrom tbm, eu estou muito arrasada, com vontade de morrer por isso, eu n~ aguento mais. Me ajude.eu usei o protetor somente na semana que usei a pomada, está certo ou será que foi por isso que manchou?

      Excluir
    4. Nossa,de forma alguma você pode fazer uso da hidroquinona e deixar de usar filtro solar.Sua pele não pode ficar exposta ao sol,pois pode causar novas manchas.
      Quando usei a hidroquinona não ocorreu nada de diferente,ficou vermelha pelo uso em excesso mais nada parecido com o que você descreve.
      Acho que você deve ficar calma e procurar um médico para te orientar mais não deixe de usar o filtro solar,ou as manchas voltam.
      Pelo que pesquisei isso pode ocorrer pelo uso prolongado do medicamento.Só o médico poderar avaliar a sua pele e vê qual produto te indicar.

      Excluir
    5. Olá, sou eu novamente, será que aonde a pomada manchou, se eu usar ela novamente em cima da nova mancha, será que some. grata.

      Excluir
    6. Olá,eu acho melhor você deixar de usar por um tempo e durante esse tempo só usar filtro solar.Se você tiver condições de ir ao médico dermatologista vá,ou aguarde para ver se o tom da pele se volta ao normal,é complicado dizer o que fazer,pessoalmente iria deixar de usar e ir ao médico.

      Excluir
  33. ola pessaol, estou usando hidroquinona 4% e estou notando q esta clariando a minha virilha e região anal, tive o escurecimento dessa região e desesperada pelo jeito q tava recorri a net e peguei uma receitinha barata, leite de rosas+bicarbonato de sódio, erro meu, gente piorou o problema, queimou a minha pele em 1 semana de uso, ficou horrivel, não mostrava nem pro meu marido. Procurei uma fármacia de manipulção que vendia sem receita médica a hidroquinona, comecei com 2% depois de 1 mês passei pra 4%, percebo que quando depilo com cera quente sai junto com a placade cera que é retirada uma pele escura, fica então visível uma nova pele e mais clara no local depilado, será que é normal haver esta escamação esair essa camada de pele "morta" e escura, estou satisfeita com os efeitos não tenho nenhuma reação e alergia, para ajudar a pele esfolio 2 vezes por semana e uso o creme pela manhã e a noite. Um abraço!sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente necessário ter cuidado com receitas indicadas em blog,nem sempre o que é bom para mim pode ser para você.Hidroquinona é um medicamento clareador e caso não tenha cuidado pode deixar a pele pior.
      A hidroquinona manipulada é sempre mais forte e precisa ser indicado pelo médico que fará o acompanhamento.Talvez essa descamação na sua pele seja a pele se renovando,trabalhando para que volte a cor normal.Lembrando que a hidroquinona deixa a pele super sensível,e você deve usar filtro solar com fator acima de 30(mesmo que seja em lugar escondido pelas roupas e lembre-se que hidroquinona não pode ser usada por longo periodo,pois causa manchas brancas quase que impossivel de tratar).
      Obrigado pelo comentário,abraço...

      Excluir
  34. OOOi.
    Vamos la me ajuude...
    O hidroquinona eu aplio só em cima da mancha mesmo?
    E fico com o produto a noite toda ou só alguns minutos? qual é o tempo de uso?
    e durante o dia uso ele também e aplico o protetor solar em cima do produto?

    me ajuuuuuuude socooooooorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode aplicar somente nas manchas,e não precisa ser muito,somente a noite e deixe agindo na pele.Por favor não use de dia ou você manchará toda sua pele.
      Durante o dia remova a hidroquinona e aplique filtro solar fator acima de 30 e evite contato direto com o sol.
      Procure iniciar o tratamento somente no inverno,pois deve se evitar o sol ao máximo pois deixa a pele super sensível e pode causar mais manchas.

      Excluir
  35. Oi...não tenho manchas no rosto...mas gostaria de diminuir a diferença que ah de cor entre meu rosto e pescoço com o corpo, devido a ter me exposto demais ao sol....será que se eu usar a Clariderm...que não é´tão agressiva quanto a hidroquinona...ajudaria tb?mesmo que demorasse mais tempo pra surtir efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque o rosto sempre fica exposto,como braço e pés e os demias ficam mais claros.A hidroquinona não serve para isso,apenas para mnchas de sardas,melasma e de acne.
      Te recomendo usar bloqueador solar para proteger sua pele e ela não queimar tanto,assim se igualando com a cor do resto do corpo.
      Clariderme é hidroquinona 2%,não te recomendo usar! Hidroquinona causa manchas dificies,quase impossivel de remover.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção!!!!Mas será que não haveria nada que ajudasse junto?Estive pesquisando e pude ver alguns produtos que parecem n agredir a pele como um chamado "Active C" e entre outros que parecem ser bem aceitos no mercado!!!

      Excluir
    3. Oie continuo achando melhor vc se proteger do sol,pois fazendo isso vai voltar a pigmentação normal da sua pele.Esse Active C é bem carinho e é mais indicado para envelhecimento precoce e restaurar e melhorar a aparência da pele.
      Acho melhor você consultar um dermatologista,assim ele pode te indicar um bom produto.

      Excluir
  36. Ola! Usei hidroquinona 4% durante 20 dias e as manchinhas de espinhas sumiram. Acontece que eu sou muito branca e minha pele ficou avermelhada. Ja tem um mes que parei de usar e o tom da minha pele nao volta ao normal. Isso tem jeito? Vai ficar assim pra sempre ou tem algum remedio q tira isso? Se sair com o tempo, qnto tempo mais ou menos vai durar? Me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eline durante esse periodo que você usou a Hidrouinona você usou bloqueador solar?Evitou exposição direta ao sol?É normal sim ficar vermelha a pele mais não durante tanto tempo.
      É ruim dizer porque não sei se a sua pele ficou vermelha no inicio e você continuou aplicando por cima ou se você não usou bloqueador solar,se ainda está o efeito sobre a sua pele.Um mês já é muito tempo,deveria voltar a tonalidade da sua pele.
      Se você tem condições de procurar um médico dermatologista seria bom,caso não faça compressa com chá de camomila gelado no rosto,use bloqueador solar mesmo dentro de casa e reaplique quando necessário,se você tiver Hipoglós ou Bepantol Derma aplique no rosto pois elas tem efeito antiinflamatório e não irá causar nenhum dado na sua pele.Acho que fazendo isso com 2 a 4 dias seu rosto vai melhorar,e se ainda ficar vermelho o melhor é procurar um médico.
      Comigo ajudou fazer isso quando usei ácido retinóico com % alta e queimou minha pele,e olha que o ácido é bem pior que a Hidroquinona.
      Espero ter ajudado,A disposição caso precise...abraços...

      Excluir
  37. Oi, será que posso usar hidroquinona,para manchas causadas pela acne, o que vc acha flor? Bjos, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei a Hidroquinona para essa finalidade,cuidei das espinhas e ficaram as manchas,então o médico me receitou a hidroquinona e foi o único creme que removeu as manchas.

      Excluir
  38. Olá! Comecei a usar hoje a Hidroquinona na regia das axilas e virilhas. Gostaria de saber se é indicado para o clareamento dos cotovelos? Posso fazer uso de descolorantes de pêlos durante o tratamento?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem desodorantes indicados para clarear as axilas e as pessoas dizem que dão ótimos resultados.É necessário ter muito cuidado com a hidroquinona,muito.
      Eu Cristina pessoalmente não usaria descolorantes enquanto usar o creme.tenha cuidado use bloqueador acima de 30 mesmo na virilha.Procure saber mais sobre o desodorante,vale a pena conferir!
      Nos cotovelos pode usar,mais use pouco somente durante a noite e de manhã bloqueador,mesmo dentro de casa tem que passar!!não esqueça

      Excluir
  39. Oii, gostaria de saber se eu consigo comprar a hidroquinona a 4% - generico sem receita? Pq minha dermatologista receitou o Solaquin (hidroquinona 4%), mas é mto caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você pode comprar sem receita o generico.O solaquim,clariderme são bem caros mesmos,nem todos tem condições de comprar.

      Excluir
  40. Posso fazer esfoliação quando estiver usando a hidroquinona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,se sua pele não estiver sensivel.Faça uma esfoliação suave,isso ajudará a ação do produto.

      Excluir
  41. Demora quanto tempo para hidroquinona começar a clarear? Eu estou usano há um mês e as manchas que eram escuras, estão mais amenas só que um tom marrom.. isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estou passando a hidroquinona de segunda e quarta, pode ser? e a pele está muito vermelha, tem algum problema de passar sobre a pele vermelha? e como vou saber se está fazendo efeito, pois não dá para ver, só dá para ver se eu ficar um mês sem passar. Grata.

      Excluir
    2. Demora té 3 meses passando corretamente e usando bloqueador solar.Sobre as manchas marrom o melhor é procurar um médico.

      Excluir
  42. Sim você pode fazer desta forma,no começo é sempre bom começar a passar 1 a 2 x por semana para saber como a pele reage e ir aumentando o número de dias.
    A hidroquinona deixa a pele vermelha,mais a peles que não tolera o produto.Se sua pele está muito vermelha,deixe de usar um pouco e hidrate de noite e filtro de dia,sempre!Quando melhorar comece a usar 2 x por semana e ir aumentado,se mesmo assim continuar muito vermelha é melhor buscar com o médico outra solução.
    Fazendo efeito está,sua pele está reagindo ao produto,mais vc não vai ver os resultados tao rápidos,com uns 3 meses vc começa a notar diferença na pele.
    Eu costumava usar nivea+bepantol e hipoglós durante a noite e de dia quando não saia de cada,ficava até o dia inteiro.As vezes faço para dar uma hidratada na pele pir causa do frio,é muito bom....Já sofri muito com manchas na pele por causa de espinhas,ao ponto de não querer nem olhar no espelho,mais também já tive muitas reações na pele e sem condições de pagar um médico...
    Faça direitinho e tudo vai dar certo....
    abraços

    ResponderExcluir
  43. olá,tbm?a algum tempo fiz piling de diamante para remover as manchas que tinha no buço e no nariz foi um tratamento de 2 meses e não vi nenhum resultado,um tratamento caro,e sem nenhuma melhora,me indentifiquei muito com a sua história ,fiquei tão chatiada ,gastei sem ter condiçoes ,achando que iria ficar bom,pois tinha tentado de tudo para clarear as manchas e mais uma vez me decepcionei,evito até de me olhar no espelho,parece que a mancha ficou pior do que era,como trabalho com o público fico achando que todo mundo fica me olhando,parece até que tenho um bigode de tão escuro que é o meu buço,vç acha que se passar a hidroquinona assim que chegar o inverno ira melhorar? me ajude por favor já não sei mais o que fazer...bj e tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma,é bem dificil te dizer se irá resolver,acho melhor você procurar um médico para te indicar um bom produto.Sei como isso pode mexer com a auto estima,se sei...mais tbm não posso te dizer para usar e se não dê certo ou dar alguma reação?
      Precisa ter muito cuidados onde realiza esses procedimentos de peelings etc...
      Peço que você não fique pensando assim,levante a cabeça e procure por um médico que com certeza vai te ajudar.E quando você estiver com seu problema resolvido,espero que você volte para nos contar o quanto você está feliz por isso. :)) por mais que tudo pareça dificil ou impossivel,não é,isso só está na nossa mente.
      Abraços ...

      Excluir
    2. Vilma se possivel entre em contato por e-mail comigo ssmyblog@gmail.com,acho que tenho uma dica de um produto para te indicar...abraços.

      Excluir
  44. Respostas
    1. Não,não sou dermatologista.Apenas contei minha experiência pessoal com Hidroquinona e sempre recomendo a todos que procurem um médico.

      Excluir
  45. Ja estou usando a Hidroquinona ha 30 dias nas axilas e virilhas e ja estou vendo os resultados... muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  46. olá Cris, eu não consegui entender, a hidroquina pura tem quanto porcento de hidroquinona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hidroquinona comprada em fármacia,contém 40mg (4%) de Hidroquinona e 1g de excipiente q.s.p.O que significa Excipiente q.s.p. ??..1g?
      A sigla q.s.p. significa "quantidade suficiente para". Os excipientes da embalagem completam a formulação totalizando 1g. Este 1g é referente à quantidade de ativos + quantidade de excipientes.

      Excluir
  47. Essa produto é otimo eu uso o Tri-luma e apos meses e meses usando outros acidos que acabava com a minha pele eu chorava todas as vezes q eu me via no espelho tirava a maquiagem e estava vermelho e a pele toda seca e ardendo. ficava desesperada minha mae dizia pra eu ter paciencia . enfim minha tia comprou e me ligou dizendo pra eu comprar . no meu caso meu objetivo era tirar as manchinhas de espinhas que nao era grandes mais por ter mais de uma escurinhas e pequenas q eu nao me sentia bem. comecei a usar o Hidroquinona tri luma e passou 2 semanas q minhas manchas melhoraram 70 % continuei a usar e foi cada mais melhorando e hj eu só continuo a passar para tirar as novas haha porque as que eu tinha nem se ve mais. é caro mais vale a pena!

    ResponderExcluir
  48. Quis dizer que quanto porcento tem de hidroquinona no genérico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hidroquinona comprada em fármacia,contém 40mg (4%) de Hidroquinona e 1g de excipiente q.s.p.O que significa Excipiente q.s.p. ??..1g?
      A sigla q.s.p. significa "quantidade suficiente para". Os excipientes da embalagem completam a formulação totalizando 1g. Este 1g é referente à quantidade de ativos + quantidade de excipientes.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta, se não fosse você eu nunca saberia tanta coisa sobre hidroquinona.Sabe meu tio é farmacêutico, más é muito chato e se eu perguntasse isso ele não responderia com educação, ele só age correto com pessoas que não são da família porque que passar uma boa impressão.

      Excluir
    3. Nossa que coisa chata isso do seu tio,mais o melhor de tudo é que vc não precisou dele.Espero ter ajudado você e qualquer dúvida pode perguntar.Bjuss

      Excluir
    4. É ainda bem que não precisei dele, você ajudou muito e pode deixar que perguntarei.Abraçossss

      Excluir
  49. Olá, eu uso uma pomada desde fevereiro para tirar as manchas da minha perna, esta pomada contém 4 componentes inclusive a hidroquinona. vou parar de usar a pomada em agosto, pois vou me casar em novembro e nossa viagem será para a praia, eu gostaria de começar a "tomar" sol em outubro para já dar uma bronzeada para o casamento. Voce acha que haverá algum perigo em me expor ao sol em outubro se eu pararei de passar a pomada em agosto depois de 6 meses de uso? Aguardo resposta anciosa. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,talvez essa pomada seja a Tri-luma que contém até ácido retinoico em sua formula.Eu acho melhor você continuar a usar filtro solar,o filtro solar é uma coisa que não se pode abrir mão,ele ajuda a evitar manchas (inclusive solares),proteger contra o envelhecimento precose e dependendo do filtro solar pode até hidratar sua pele.
      Meu conselho pessoal é continuar usando,para evitar e prevenir manchas.Creio que você irá se bronzear e se proteger,hoje em dia existe vários tipos de proteção.

      Excluir
    2. Olá, é duro viu. Eu não aguento mais essa vida de passar pomada, passar protetor, não ficar no sol. maldita hora que usei pela primeira vez essa pomada. Faz dois anos que eu não uso short nem vestidos nem nada que apareça minhas pernas por causa das manchas, antes eram manchas de coceira, depois passei uma pomada da farmacia e não sabia que com o sol manchava, e foi o que aconteceu.
      e agora até na minha lua de mel eu vou ter que arriscar ficar pior do que era. tem hora que dá vontade de arranhar a perna inteira e xingar.
      Eu gostaria de tomar um pouco de sol antes de viajar para disfarçar algumas imperfeições, mas nem isso, é triste d+.

      Excluir
    3. Pior que você começou com uma pomada muito forte.Mais não pensei desta forma,sol causa prejuizos na pele com ou sem pomada...Quando vc for viajar para sua lua de mel,use filtro solar e se diverta,afinal você estará em um momento muito especial da sua vida para se preocupar atnto assim.
      Antes de usar qualquer medicamento,como você fez tem que ler a bula e questionar qual efeito colateral tem com quem está vendendo.
      Só pense assim,vou usar filtro solar e pronto...No rosto é no corpo pq também você não quer ficar descamando neh,por causa do excesso de sol na pele,e vermelha a ponto de nem conseguir dormir,ardendo...O sol é bom,mais tem que se prevenir dele...

      Excluir
  50. Oi Cris, me chamo Sheila, muito legal esse site, tem informaçoes realmente preciosas, nada melhor do que a esperiencia das pessoas para nos iluminar =D
    Eu gostaria muito de saber qual é a diferença entre a HIDROQUINONA E TRI-LUMA. Tenho melasma da 5 anos e as manchas sao bem grandes, gostaria muito de comprar um desses dois cremes para tentar, mas qual devo comprar???
    Muito obrigada.
    Beijokas Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila Obrigado pelo elogio!Então Hidroquinona é usado para tratar melasma,a diferença entre as pomadas é que a Tri-luma é um creme com acetonido de fluocinolona(é um é um corticóide com ação Anti-antiinflamatória,)0,01%, hidroquinona 4% e tretinoína (ácido Retínoico)0,05% em base creme.
      É um creme mais forte,só o ácido retinoico por si só,já é forte e faz a pele descamar.Acho melhor você começar somente com a Hidroquinona e vê como sua pele reage.Leia acima os cuidados de administração que irá ajudar muito.
      Tem também um depoimento muito legal de uma leitora que sofre com melasma a muito tempo,talvez ajude.Por isso acredito que deixar comentários ajuda e muito...Abraços e qualquer dúvida estou a disposição.

      Anônimo31 de maio de 2012 19:49

      teho melasma há muitos anos, estou com 45. Já sofri muito com este problema e já gastei muito também. Já tentei diversos tratamentos e todos caros e com duração de pouco tempo, e depois, lá voltava ele mais forte que nunca. Recentemente eu estava usando um creme da Mary Kay e um da TheraSkin que, juntos, ficavam em quase 200,00. Vi um lançamento do Avon e resolvi experimentar. Eu já havia tentando outros cremes do Avon e inclusive um tive que reclamar no site e devolveram meu dinheiro, mas, como a gente se desespera com estas manchas, resolvi tentar mais uma vez porque a gente sempre acha que vai encontrar a solução, afinal, esperança é a última que morre. Este novo creme de apenas 17,80, o Avon Solutions banishing night (não uso o day porque durante o dia me ensopo de protetores) não vou dizer que sumiu tudo não, porque as minhas estão muito profundas, mas fez o mesmo resultado ou até melhor do que outros cremes bem mais caros e o melhor, não arde e nem avermelha a pele, e olhe que adquiri ao longo desses anos uma intolerância a ácidos e hidroquinona de tanto usar. Se voce é como eu, já está desanimada de tantos cremes caros e sem solução, vale a pena tentar. Pelo menos para mim, mesmo com tantos problemas já adquiridos pelo melasma, posso garantir que está sendo muito bom. Voce sente os resultados já na primeira semana. Se estiverem em dúvida, deixo até meu contato para verem que realmente estou sendo honesta: mariamaria_claudia@hotmail.com

      Excluir
    2. Cris...
      Muito obrigada, vc me tirou uma grande duvida =D
      Olha sò, eu andei pesquisando e descobri que a Vitamina C pode ajudar no clareamento do melasma e de outras manchinhas na pele, vc acha que se eu usar o Hidroquinona a noite e de manha passar a Vitamina C, é claro depois de haver lavado bem o rosto... tem algum problema, ou corro o risco de manchar ainda mais a pele???
      Beijokas Sheila

      Excluir
    3. Sheila estou usando hidroquinona já faz 2 semanas e minha pele fica super seca,então parei por 3 dias(mais sempre usando filtro solar)e hoje a noite 21/07 voltei a usar.Bom acho melhor você usar um dos dois,e não os dois juntos,porque de manhã você terá que proteger a sua pele com filtro solar,e a hidroquinona pode dar reação como deixar a pele seca e levemente enrrugada por exemplo quando você ri.
      Minha opnião pessoal é que quando se usar um creme forte melhor usar só ele.Tenho um creme da Natura com vitamina C e Elastionol Chronos que custa R$ 98,00,só usei porque ganhei,não notei nenhuma diferença na minha pele...
      Use filtro solar se optar por um dos dois...Boa sorte e volte sempre!
      Bjus :*

      Excluir
  51. Cris, em que tipo de local acho Argila verde para Comprar? E como usar a argila no rosto, vou começar o tratamento no rosto, já estou tentando me previnir antes .. rsrs
    grata
    att.
    Janaina Curitiba PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina,você encontra em casa onde vende produtos naturais.O modo de preparo é bem simples,add água a argila,mais cuidado faça pouco pois rende muito.
      Você faz muito certo em se cuidar,e tem que começar de cedo mesmo rsrs...Abraços

      Excluir
  52. Gurias, passei o epiduo ontem pela primeira vez, por recomendação médica. Estou com o rosto todo inchado e vermelho. DETALHE: VOU CASAR AMANHÃ! Q q eu faço? além de cancelar tudo, probir fotografias e processar a médica?
    por favor

    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também por indicação médica usei esse Epiduo,e o médico nem analisou minha pele direito,talvez poderia ter usado algo mais fraco.Ele descama a pele,e deixa super vermelha.
      O melhor a fazer é um chá de camomila bem forte,sem ser o de saque,compra o da florzinha mesmo prepara ele e quando frio coloque na geladeira e quando bem geladinho pegue um algodão molhe ele e aplique na pele.Eu deixava na pele por alguns minutos,molhava de novo e colocava na pele novamente.
      Você pode aplicar Bepantriz / ou Hipoglós no rosto ele tem ação antiinflamatória,vai ajudar muito...
      Tente resolver as coisas de forma pacifica,em paz...Ela deveria ter alertado você das reações,o médico que paguei(e caro) não me disse nada também,mais tenha calma e tudo se resolve...Boa Sorte querida...
      Qualquer coisa estou a disposição...

      Excluir
  53. Fiz uso da Hidroquinona a noite e no dia seguinte meu rosto estava vermelho e ardia bastante.Imediatamente suspendi o uso. Minha preocupação é: com o uso do cha de camomila e Hipoglos a marca vermelha da queimadura vai sumir? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aplicou muito o produto?Você deve usar conforme a orientação do seu médico ou ler a bula.
      Isso é uma reação do na sua pele,talvez é muito sensivel para usar o produto.Está certo em suspender,faça a compressa e aplique Bepantriz no rosto ou Hipoglós,remova de manhã e use filtro solar fator acima de 30,mesmo dentro de casa.
      Caso não melhore,o melhor é consultar o médico para te indicar um outro produto menos agressivo a sua pele.

      Excluir
    2. Já tinha usado a Hidroquinona há uns 4 anos atrás e não tive nenhum problema, então acredito que eu tenha aplicado o produto um pouco em excesso.Como disse já estou aplicando a camomila, hipoglós e usando filtro solar, mas o que eu queria saber é se essa marca da queimadura vai sumir. Em outros casos quando acontece da Hidroquinona queimar a pele essa area vermelha desaparece com o passar dos dias? Obrigada

      Excluir
    3. Vai melhorando pois a pele vai cicatrizando,é como uma assadura,cuidadando volta ao tom normal.
      Ansiedade não ajuda muito,tem que usar com cuidado,não precisa ser aplicado muito produto.

      Excluir
  54. hoje como é sua pele? 100% das manchas desapareceram? e parabéns por mto... vc teria jeito para ser dermatologista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha pele é oleosa.As manchas de acne que eu tinha sim,sumiram...mais cada caso é um caso,tem manchas que são mais profundas e podem não sumir 100% e sim amenizar.E muitas pessoas param de usar filtro solar e dependendo do tipo da manchas elas voltam.

      Excluir
  55. Fiz micopigmentação nas sobrancelhas e não gostei, será que posso passar o quidroquinona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor a se fazer é procurar por uma orientação médica.

      Excluir
  56. a que horas do dia posso passar o hipoglós no rosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hipoglós pode passar a noite ou durante o dia.Durante o dia evite exposição direta ao sol.As vezes durante o dia eu aplico e deixo por algumas horas enquanto faço outras coisas,como por exemplo limpar a casa.
      Gosto de fazer sempre uma esfoliação antes para ajudar a potencializar o produto.

      Excluir
  57. ooi Cris, então, eu tenho, muitas marcas de acne no rosto, gostaria de saber se posso passar hidroquinona pra removê-las? beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ,o melhor é sempre procurar por um médico.Eu usei a Hidroquinona nas manchas de espinhas que eu tinha e elas foram clareando até sumir.
      Caso você decida usar,faça como as recomendaçãoes acima(cuidados de administração)comece aplicando 1 ou 2x por semana e aos poucos vai aumentado.Leias os comentários e veja que é possível que como as outras pessoas,sua pele possa ter reações também.
      Abraçoss

      Excluir
  58. Olá, Cris. Tenho manchas escuras nas axilas. Gostaria de saber se posso usar Hidroquinona ? Ou se realmente ele só é recomendado usar no rosto? Obrigada, bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Sim você pode usar nas axilas mais com muitoooo cuidado.Aplique a noite lave durante o dia e aplique o filtro solar fator 30 ou acima de 30 no local,e depois o seu desodorante para evitar a transpiração.Nessa mesma ordem...Filtro,depois o desodorante.Qualquer dúvida estou a disposição...

      Excluir
  59. Olá!!
    Andava a pesquisar na net sobre hidroquinona. Gostei do seu blog.
    Tenho pele sensível, co couperose. Recentemente o meu dermatologista me receitou um manipulado de : Hidroquinona 3,5gr + metabissulfito de sodio 0,13gr + ácido ascórbico 0,13gr + kétrel creme 30 ml + revolution creme despigmentane 50ml. È maravilhoso. alisa a pele, aclara e elimina as celulas mortas.

    No inicio a pele descama. Convem n usar todos os dias. Uso so 2x por semana. E mt mas mt protector solar. Uso o Heliocare 50+. È um protector solar com cor. Maravilhoso.

    Parabéns pelo blog.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderExcluir
  60. de quanto em quanto tempo tenho q repassar o filtro solar usando hidroquinona? E em quanto tempo vou perceber diferença usando o hidro....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você transpirar muito e depois do meio dia quando o sol e bem mais forte.Você vai notar os primeiros resultados com 2 ou 3 meses....

      Excluir
  61. pode fazer peling durante o tratamento com hidroquinona? e o q vc pensa de peling para tirar manchas de espinhas...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!O peeling é um processo que faz acelerar a renovação celular e é indicado para quem tem cicatrizes profundas.É um procedimento que você e uma dermatologista devem decidir juntas.
      Para manchas de espinhas eu pessoalmente acho desnecessário,é muito caro,o recomendavel é tratar as espinhas primeiro e após isso iniciar um tratamento contra as manchas com um clareador.

      Excluir
  62. o que eu poderia usar juntamente com hidroquinona para acelerar os resultados? esfoliação, peling...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada que você possa fazer para acelerar os resultados a não ser os cuidados diários como:limpar a pele com um sabonete para o seu tipo de pele,um tônico de limpeza(sem álcool),fazer esfoliação 3x por semana e usar filtro solar.Isso manterá a pele limpa para o creme agir melhor e você verá os primeiros resultados com 2 ou 3 meses...

      Excluir
  63. Oi Flor, tenho melasmas e estou usando o Vitanol, que nada mais é da que hidroquinona, estou usando há 1 semana e notei que na região do queixo descamou primeiro, está ardendo demais e até feriu, mal consigo abrir a boca para comer que dói, o pior é na hora de para passar o filtro solar é uma tortura, arde tanto que dá vontade de chorar. Amiga me ajude com umas informações, eu posso continuar a passar nestas regiões mais sensiveis ou tenho que esperar? Continuo passando nas outras área mesmo que já descamadas? Por quanto tempo fica descamando? Depois de quanto tempo dá-se uma pausa? Posso usar hidratante? Qual hidratante indicaria? beijos e obrigada! Rô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rô,te envie um e-mail com a resposta de todas as suas perguntas...Bjus

      Excluir
  64. qual produto devo usar na esfoliação? como faço ela em casa mesmo? quanto vou gastar com os produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar qualquer esfoliante ou preparar em casa com mel e açúcar,ou fubá misturado com água (ou iorgurte natural) e aplicar na pele.

      Excluir
  65. ola...meu caso eh ,de tanto exposiçao ao sol estou com o rosto,braços e perna mais escuro que o resto do corpo,sou negro claro e a parte escurecida do sol estar negra escura....o que vc me recomendam CRIS,quero muito ficar todo da mesma cor o mais rapido possivel,sera que a hidroquinona mais protetor 60pfs ajuda?......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pessoalmente usaria filtro solar n o corpo e rosto,pois esse escurecimento é causado pela ação do sol.Cuidadndo da pele com protetor acredito que ela voltará a sua cor normal.

      Excluir
  66. obg CRIS...eu fui no demart. e ele disse o mesmo mas vai demorar uns 6 meses que ele disse e eu quero voltar em 1 mes,sera que nenhum clareador consegue isso?....eu posso comprar creme hidroquinona sem receita,eh possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entre na roubada de usar Hidroquinona para clarear uma manchas causada por exposição no sol.Hidroquinona é um rémedio usado para tratamento de manchas como melasma e acne por exemplo.
      No seu caso e só se proteger do sol com filtro solar e aguardar o tom da pele voltar.Quando uma pessoa vai a praia e se queima,com o tempo ela não volta a sua cor normal?Então!
      Hidroquinona vende sem receita...Cuidado pois o creme usado incorretamente pode causar novas manchas difícies de tratar.

      Excluir
  67. eu queria saber se esse creme pode usar na pele toda(corpo e rosto).misturado com protetor 60psf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho.Use somente se existe manchas como melasma ou espinhas de acordo com a orientação médica.Ah e não se mistura Hidroquinona com nada.Não se usa ele durante o dia,somente a noite e de dia fator de proteção alto.

      Excluir
  68. estou usando hidroquinona para as manchas so que continuo com espinhas e cravos saindo, mesmo usando o sabonete actine. Tenho mtos cravos no nariz, poderia estar passando acnase para espinhas e cravos em dias alternados, por exemplo, durante o tratamento de hidroquinona? se nao, que outro medicamento poderia estar usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O médico me indicou desta forma...Usar em dias alternados Peróxido de Benzoila e Hidroquinona e durante o dia Filtro solar fator acima de 30.O Peróxido de Benzoila tratavas as espinhas e a Hidroquinona as manchas,e foi perfeito!
      Acnase contém Peróxido de Benzoila + enxofre que é ótimo para espinhas.Só cuidado pois Peróxido de Benzoila manchas fronha e toalha,já reserve uma mais antiga para usar só para isso.

      Excluir
  69. Gente, alguém usou nas axilas? Uso em dias alternados e observo que minha axila tá vermelha escura, além de descamar. A descamação eu sei que é normal, mas e o tom de pele pro vermelho escuro? Tenho receio de piorar. Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente você usou muito produto,a gente fica muito ansiosa pelos resultados e imagina que na axila não passando demais não vai acontecer nada,passa como se fosse creme normal,mais não...
      Pare um pouco,e aplique Hipoglós ou Bepantriz na região.Porque essas pomadas?porque pense como se fosse sua axila uma assadura,como ocorre nos bebês,elas vão tratar pois fazem a cicatrização,seca e hidrata.
      Eu quando estava usando (usei por uns 5 dias ) não aconteceu nada.Não esqueça também que de manhã ao usar desodorante,primeiro vem o desodorante e depois o flitro,nunca ao contrário...Mesmo dentro de casa,nas axilas tem que usar !

      Excluir
    2. Obrigada Cris, eu usava de forma errada, agora estou passando corretamente. O que tenho notado que é parece estar mais escuro onde nem sequer tinha mancha, pois o tri-luma diz que deve-se passar ao redor da mancha e tal. Percebo que está surgindo umas manchas brancas, ou seja, parece estar clareando também. Uma pessoa me disse que o Tri-luma escurece para depois clarear, sabe se isso é verdade? Obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Não sei se acontece desta forma.O tri- Luma já é ácido com hidroquiona,é bem mais forte.Sempre comece usando cremes com % baixas,nunca altas pois você nunca sabe como sua pele vai reagir.
      As minha manchas(de acne) foram ficando mais claras até sumir.Vou começar a usar Hidroquinona loção nas axilas e deixar o creme só para o rosto.
      Não esqueça do filtro solar....

      Excluir
  70. Olá! Me chamo Bruno. Tenho algumas pequenas manchas (não muito escuras) causadas por acne espalhadas pelo rosto e meu rosto é um pouco mais escuro que o restante do meu corpo devido à exposição ao Sol. Comprei hoje em uma farmácia a Hidroquina genérica 40mg (é o mesmo que 4%? Estou com medo de ser mais forte). Minha dúvida é a seguinte: posso passar a Hidroquina POR TODA A EXTENSÃO DO ROSTO (evitando áreas dos olhos, claro)para clarear as manchas de acne e também para clarear o meu rosto com um todo? Pois quero não só o clareamento das manchinhas, quero também o clareamento do meu rosto devido à exposição ao Sol. Li na bula que Hidroquina pode ser usada para clareamento de pele devido à exposição ao Sol. O que você me diz, Cris? Desde já obrigado pela atenção e aguardo ansiosamente sua resposta. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno td bem??Essa pomada que você comprou generica que eu tembém tenho é 4%,por isso já é considerado um medicamento.Você pode aplicar no srosto todo,mais a mairia das pessoas acha que passado muito vai ficar com a pele livre de manchas.Isso é errado!! Filtro solar tem que usar mesmo dentro de casa e se você parar de usar Hidroquinona,seja por 1,2,3 ou 6 meses,vai ter que continuar a usar o filtro solar pois pode causar novas manchas.
      Seu rosto usando filtro solar,se protegendo so sol com certeza volta a cor normal,mais se você quer usar a Hidroquinona para manchas,você pode,desde que tome muito cuidado,leia a bula e se proteja do sol!

      Excluir
    2. bruno hidroquinona nao vai deixar seu rosto todo da cor natural meu caso eh meio parecido com o seu ,eu fui na demart. e ela me passo algo com acido kojoko e acido retinoico,eh melhor vc ir na demart.....

      Excluir
  71. usei hidroquinona pela primeira vez !!
    meu rosto ficou vermelho na manhã seguinte
    aí eu usei protetor solar fator 60 ...
    aí agora a noite só tá um pouco e naum tava ardendo nem cossando só tava vermelho ...
    dizem que o meu sintoma sem cossa e sem arder é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops... falei errado !!
      dizem que meu sintoma é normal é verdade?

      Excluir
    2. É normal acontecer o que estiver escrito na bula e o que o médico te informar referente aos efeitos colaterais,se ocorrer algo além deve se procurar um médico.

      Excluir
  72. Bom li o texto, boa parte das peguntas e respostas porém não concordo por que o Hidroquinona pode causar seria lesões quando mal administrado e quando sem indicação para o caso. Antes de tudo o bom mesmo é procurar médicos especialistas, no caso dermatologistas pois por exemplo pele negra não se recomenda uso de ácidos a base de hidroquinona podem causar lesões irreversíveis o que não é nada bom. Fica a dica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu informo que pode causar lesãoes quando mau admistrado,significa a pessoa usar demais o produto ou não usar fltro solar.
      Se você leu tudo,poderia ter notado que tem experência de pessoas que passaram Hidroquinona ou ácido e queimou a pele,ficou muito vermelho ou ficou tom marrom,causado por longo periodo de uso do creme,coisa que não pode fazer...Então acho que esses já são motivos suficientes para se tomar cuidado !!
      Referente a pele negra creme clareante algum é destinado somente para pele branca,todos são cremes clareantes são para pele negra ou branca.Desconheço um creme desenvolvido apenas para pele negra.
      Fica a Dica !! :))

      Excluir
  73. em 2 meses de uso de hidroquinona clareia as manchas de espinha totalmente.??
    se não melhora totalmente
    clareia a maioria ??
    eu me alto indiquei a esse tratamento !
    não tenhu como paga um dermato.. :(
    vi no seu outro blog
    fórmulas : hidroquinona 4%, alfa bisabolol, creme lanete !
    já estou usando !
    beijinhos a garota de bela vista - ms
    quem conhece minha cidade sabe que aqi é o fim di mundo.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho outro Blog a não ser esse.Pode ser o nome parecido mais nunca usei Hidroquinona ou Indiquei Hidroquinona com outro compotente como ácido ou alfa bisabolol.
      Tenho outro Blog mais é uma Lojinha com venda de produtos.
      Você notará os primeiros resultados com 2 ou 3 meses,depende do seu próprio desempenho em usar direito e usar filtro solar.Tenha Paciência,busque informações e use corretamente ok?! Aqui no blog tem milhares de dicas e só olhar com cuidados os post.

      Bjuss até mais...

      Excluir
  74. Olá, gostaria de saber se onde eu passei a hidroquinona por seis meses, é normal ficar amarelo e vai clariando, mesmo se eu não usar mais a hidroquinona?

    Ou melhor: descreva por favor para mim como é a reação da hidroquinona na pele?

    No meu caso: Passei por seis meses, o vermelhão só está agora aparecendo após o banho, e está bem amarela onde eu usei a pomada. De vez enquando parece que vai sumir pois se apero a pele a mancha some.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha pele sou morena,cor tipo de india,eu passava e no dia seguinete ficava normal,com o uso dia a dia ia ficando meia ressecada com aparência de enrugada(levemente).
      Vai clareando normal,você nota que as manchas vai sumindo perdendo o tom,enfraquecendo ficando com o mesmo tom da pele que não tem manchas.Tem usado filtro??Você está lavando o rosto com água quente??Isso é um veneno pois a pele fica sensivel,lave com água fria e use filtro solar e hidrate a pele.
      Tenha fé que vai sumir,pensamento positivo,faça tudo certinho e você verá!

      Excluir
  75. Errei: .... se eu aperto a pele.....

    ResponderExcluir
  76. OI Cris eu uso hidroqinona na face para clarear manchas e sou mulata e minha pele do rosto ficou mas clara isso é normal? Eu moro em Salvador e o clima é muito quente eu só uso ele pela noite e tiro pela manhã e uso bloqueador solar fator 30, estou no caminho certo ou tenhe algum problema como estou usando! Espero o seu contato! bjo de luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem aplicado no rosto todo?Mesmo no lugar que não tem manchas??Verifiquei com uma dermatologista que indicou usar no rosto tudo mesmo onde não tem manchas,pois pode clarear de um lado e outro não.
      Normal é você ir notando que as manchas vão ficando cada vez mais fraca até sumir.Como você mora em salvador,aumente o fator...
      Você está no caminho certo com certeza,leia aqui no blog algumas dicas que vão te ajudar...leia tbm os comentarios das outras pessoas,pois as vezes a sua dúvida e a dúvida de outro tbm..
      Evite o sol,filtro solar sempre e vc verá que vai sumir essa mancha..tudo começa do pensamento positivo.

      Excluir
  77. Oi, vendo todos os depoimentos, fico desesperada, pois as minhas manchas aumentaram com a hidroquinona mesmo tomando todos os cuidados. O que será que aconteceu comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer o que pode ter acontecido.As vezes achamos que tomamos cuidados mais no corre corre do dia a dia a gente pode dar alguma mancada.Será que você não esqueceu de usar filtro?Não aplicou demais??Qual é o tipo de mancha que você está tratando? Não se desespere ok!

      Excluir
  78. eu comprei um creme hidroquinona mas na hora que eu abri era um liquido transparente isso eh normal?

    ResponderExcluir
  79. vc flo q nao posso lavar a pele do rosto com agua quente, mas cmo faço no banho? e em relação ao filtro solar ate mesmo dentro de casa, a todo instante devo usar? ate mesmo a noite entao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lava o rosto antes de entrar no banho,caso molhe tomando banho não tem problema.O ruim é você pegar a água quente e jogar diretamente no rosto como a gente tem o costume de fazer ....

      Excluir
  80. Ola Cris, adorei seu blog, achei as dicas ótimas, esta de parabéns!
    Pesquisei sobre clareadores, e espero que possa me auxiliar, pretendo ir ao dermato semana que vem, mas antes gostaria de ter a sua opinião.
    A minha pele peniana e anal é mais escura que as outras partes do corpo, sei que é normal, porem, nem sempre foi assim, gostaria de saber se posso utilizar a hidroquinona essas areas?
    Minha pele e branca, quanto a % eu tiro a duvida quando me consultar.
    Sei que as suas dicas são postadas com base em suas experiencias rs, mas não custa nada perguntar, não é?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é ir ao médico para te indicar uma % ...

      Excluir
  81. chris é certeza que clareia usando hidroquinona ou ele pode nao clarear dependendo da pele?

    ResponderExcluir
  82. ola meu nome é Alisson uso hidroquinona vai fazer 2 semanas, quero saber se posso usar o hidroquinona e lavar com o sabonete asepxia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você pode,mais pode acontecer de sua pele ficar um pouco ressecada.Caso isso aconteça mude para um sabonete hidratante como o Dettol (gosto do rosa),Dove ou o Dove Baby.

      Excluir
  83. Olá, minha pele manchou mais ainda com o uso da hidroquinona, o dermatologista que eu fui agora me receitou a pomada CLAIRAL C10, o que vc acha eu devo usa-la?

    Mais uma pergunta se eu ficar duas semanas sem usar nada, aí eu posso me bronzear ou vai manchar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve usar da forma como sua médica te indicou,ela(e)sabe o que está fazendo...
      Sobre bronzear você deve usar o máximo de proteção no lugar onde você estã usando o creme,pois hidroquinona quando mau usando causa novas manchas.Nao se esqueça que o sol também causa manchas,envelhecimento precose se tomando no horários quer ele é mais forte.

      Excluir
  84. pra que serve CLAIRAL C10 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para clarear a pele no meu caso manchada pela hidroquinona.

      Excluir
  85. alguem sabe algum creme que tira a melanina da pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hidroquinona age na melanina da sua pele

      Excluir
  86. Boa noite! Olhando alguns depoimentos sobre pessoas que gostariam de clarear o rosto com hidroquinona, me veio uma dúvida! Li sobre hidroquinona e soube que o uso é para casos de hiperpigmentação, causados por melasmas e também pela exposição solar. Então, considerando a função da hidroquinona(destruir os melanócitos), seria possível clarear a pele com hidroquinona, não sendo seu uso restrito a tratamentos com melasmas. A minha dúvida é: foi um dermatologista que lhe deu essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui em 3 dermatologista diferentes e quando você sai com a receita a maioria nem te explica como cada produto age.O médico que me passou Hidroquinona a 3% manipulado,passou junto peroxido de benzoila e o que a bula da pomada Hidroquinona diz?Que não pode usar junto pois pode manchar...confio no médico ou na bula?claro que confie no médico pois ele no minimo sabe do que está falando,afinal estudou anos.Foi a minha salvação,um tratava as espinhas e o outro as manchas.
      Da mesma forma que você pesquisou e leu,eu também fiz.Quis entender como agia o creme,se podia ser usado para outro tipos de manchas etc...como a curiosidade te levou a pesquisar eu também desejei saber mais.
      Seu uso não é restrito a melasma,ou não seria indicado para manchas de espinhas,solares por exemplo.

      Excluir
  87. um esteticista,me disse que quem pega muito sol com roupa e escurece o rosto,braço e perna fica com excesso de melanina e nunca mais vai conseguir tirar esse excesso por causa do sol,é verdade? responde chris onde vc estar o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pessoalmente acredito que sua pele pode sim voltar ao tom natural,pode demorar mais volta.Você claro deve tomar algusn cuidados como evitar o sol,usar bloqueador do minímo 30,usar roupas de manga longa,boné..enfim se proteger...
      Vá ao médico também,pois ele pode te orientar melhor

      Excluir
  88. alguem pode me falar o que é hiperpigmentação e da uns exemplos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o escurecimento de uma área da pele causadas por aumento da melanina. Alguns fatores pode causar isso.O sol,melasma,acne a linha nigra que aparece duarnte a gravidez são uns dos exemplo one ocorre hiperpigmentação e ocoore escurecimento.

      Excluir
  89. alguem conhece outro blog pra responder perguntas desse tipo,acho que esse ninguem responde mais......?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpe a demora mais como qualquer ser humano que tem uma vida além daqui,pode ficar doente...

      Excluir
  90. chris se uma pessoa toma muito sol e fica com umas partes escura isso tambem é hiperpigmentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim...O sol é um dos exemplos de hiperpigmentação.

      Excluir
  91. entao no caso,teria que usar um creme especial pra eliminar essa hiperpigmentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro de tudo usar filtro solar no rosto e no corpo e para tratar algum tipo de hiperpigmentação que você tem,é necessário procurar um médico para te indicar algum produto.

      Excluir
  92. Ola... Tenho manchas escuras na virilha ja tentei de tudo, e queria saber se poderia usar o hidroquinona, ou me aconselharia outro medicamento.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é você ir ao médico para te receitar alguma coisa,já que você já tentou de tudo...

      Excluir
  93. Cris, gostaria de ficar mais branco, seria possível um tratamento com hidroquinona para área extensiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que há de errado com a sua cor?Até existe,mais com % super altas que acho que nenhum médico iria se arricar tanto e você teria que viver como o Michael Jackson,com máscaras e proteção solar fator 100 ou como um vampiro que não pode ver a luz solar.
      Use protetor solar para proteger sua pele para não ter hiperpigmentação.

      Excluir
  94. cris,voçe conhece algum creme clareador,para clarear a pele do corpo em 1 mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço .. Acho impossivel um creme ter ação tão rápido,e se exister deve ser efeitos fortes.

      Excluir
  95. Tenho manchas escuras, bem escuras entre as pernas, seria uma indicação de hidroquinona pois essas manchas eu tenho ha anos por ter as cochas grossas e por elas sempre rosarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor você consultar um médico,existem outros cremes clareadores,creio que ela(e) vai indicar um bom creme para seu problema.

      Excluir
  96. cris voçe sabe algo sobre o D4® Creme Despigmentante?

    ResponderExcluir
  97. Cris sera q tem algum perigo a hidroquinona entrar em contato com a mucosa vaginal?

    ResponderExcluir
  98. oi cris tudo bem estou usando hidriquinona,mas no receituario nao fala se é pra aplicar so nas manchas ou no rosto todo vc pode me ajudar??/tenho medo de da diferença depois na piguimentaçao da face!

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pelo seu comentário ou depoimento!

ANTES de fazer uma pergunta referente ao post que você se interessou,por gentileza LEIA OS DEMAIS COMENTÁRIOS para saber se a sua dúvida JÁ NÃO FOI ESCLARECIDA.

Propaganda serão deletadas,caso queira anunciar alguma coisa mande um e-mail.

Críticas,sugestões ou elogios,favor enviar e-mail para ssmyblog@gmail.com.